Odonto Top 728X90

Prefeituras catarinenses recebem orientação para evitar a falência nas contas públicas

O MPC/SC sugere aos gestores públicos a criação de Grupo de Trabalho para realizar um estudo de impacto financeiro-orçamentário diante do cenário de crise.

Por Redação Onda Positiva em 28/04/2020 às 10:06:02

Foto: NSC TV

O Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) encaminhou, nesta segunda-feira (27) às prefeituras e câmaras municipais, orientações para que estes consigam evitar o colapso financeiro. Trata-se da Nota de Orientação Administrativa 003/2020 que auxilia os gestores na avaliação de impacto na arrecadação fiscal das cidades. A iniciativa ocorre devido à situação de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e à paralisia de diversas atividades econômicas.

"Nossa orientação, assinada pelos três Procuradores de Contas, é no sentido de destacar a importância do planejamento orçamentário e financeiro neste momento complicado de crise na saúde. O gestor terá de fazer uma projeção das receitas e despesas municipais e avaliar criteriosamente seus gastos para evitar a falência nas contas públicas durante e após a pandemia", explica a Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias.

O MPC/SC sugere aos gestores públicos a criação de Grupo de Trabalho para realizar um estudo de impacto financeiro-orçamentário diante do cenário de crise. Antes de postergar pagamentos de tributos, os procuradores recomendam que os prefeitos e vereadores façam uma análise da expectativa de receita e despesa no período. Além disso, o MPC orienta os gestores para que, após o fim do isolamento social e a volta de todas as atividades, que adotem medidas de recuperação de dívida ativa municipal, como parcelamento dos tributos em atraso. A criação de câmaras de mediação para agilizar na resolução de conflitos é outra sugestão.

Farra

O momento agora não é de austeridade. É hora de injetar recursos na economia. Sempre foi assim na história de recuperação econômica após grandes crises, como em 1929, após a 2ª Guerra Mundial e em 2008. Prefeitos e governadores apostam na aprovação do pacote de ajuda financeira da União, ainda sem o estabelecimento de contrapartidas. Estamos no momento de gastos açodados provocados pela urgência em adquirir suprimentos de saúde com dispensa de licitação. Um perigo que requer o olhar atento dos órgãos de controle e da sociedade. Um momento de extrema dificuldade não pode servir para os oportunistas, que já existem, praticarem a farra com o dinheiro público. Saudável e necessária a orientação do Ministério Público de Contas de Santa Catarina.

Notícias no WhatsApp

Quer receber as notícias da Onda Positiva no seu celular? CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

Fonte: DC

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A