Odonto Top 728X90

Estelionatários que aplicam "golpe do juiz" fazem vítima no Extremo-Oeste

Os últimos casos ocorreram na semana passada.

Por Clara Luisa Kessler / [email protected] em 13/05/2020 às 09:07:06

Foto: Divulgação / TJSC

Dois órgãos pĂșblicos da comarca de Campo ErĂȘ, no Extremo-Oeste, foram alvo do golpe que estelionatĂĄrios estão aplicando em todo Estado e que utiliza a figura do juiz como "isca" para ludibriar suas vĂ­timas.

Os criminosos usam nomes falsos para se apresentar como juĂ­zes que precisam de alguém de confiança para servir de motorista por alguns dias, em incursões pelo interior do Estado. Os Ășltimos casos ocorreram na semana passada.

O contato inicial ocorre junto a órgãos pĂșblicos, que repassam nomes de profissionais da região. Em nova ligação, agora direto para a pessoa indicada, o golpista alega que depositou quantia maior do que a combinada, equivocadamente, e pede reembolso do valor extra. O cidadão indicado pela Prefeitura de Campo ErĂȘ chegou a depositar R$ 700 como estorno ao estelionatĂĄrio. Foi feito um boletim de ocorrĂȘncia.

A Câmara de Vereadores do municĂ­pio também foi procurada, mas o presidente do órgão entrou em contato com o fórum para saber se havia realmente um magistrado com o nome utilizado e constatou que se tratava de um golpe. O mesmo aconteceu com a Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso, municĂ­pio pertencente à comarca, hĂĄ dois meses. ImbuĂ­da de boa-fé, a vĂ­tima só percebe que foi enganada quando comparece à unidade judiciĂĄria para ser ressarcida e percebe que o suposto magistrado não existe.

O NĂșcleo de InteligĂȘncia e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC) identificou, em setembro do ano passado, a prĂĄtica de um golpe envolvendo o Poder JudiciĂĄrio, o que motivou a orientação a todas as comarcas acerca da prĂĄtica delituosa. Adotadas tais medidas, por muito tempo não foram constatados novos casos. A orientação é para que as vĂ­timas registrem boletim de ocorrĂȘncia na PolĂ­cia Civil local e, sempre que possĂ­vel, encaminhem as informações para o NĂșcleo através do email [email protected] para que a equipe especializada possa monitorar os casos.4

NotĂ­cias no WhatsApp

Quer receber as notĂ­cias da Onda Positiva no seu celular? CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Portal São Miguel / TJSC

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A