Reclamações feitas por consumidores sobre compras na internet entre janeiro e maio deste ano tiveram um aumento significativo se comparado ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Procon de Santa Catarina. As reivindicações passaram de 3 para 12 mil de um ano para o outro, no mesmo período. O número é quatro vezes mais alto e considerado "alarmante" pelo diretor da instituição fiscalizadora.
A súbita crescente nos protestos ocorre ao mesmo tempo em que o governo estadual recomenda o isolamento social como medida de enfrentamento ao novo coronavírus e significa, segundo o diretor do Procon SC Tiago Silva, que os estabelecimentos não estavam preparados para a alta demanda dos serviços online surgida repentinamente.
- É preciso planejamento antes de sair vendendo sem ter a real capacidade de entrega. Agora, não dá para o consumidor ficar esperando em vão pela boa vontade das empresas se adaptarem a este novo modelo de comércio para, só depois, realizarem a entrega das mercadorias e serviços - ponderou.
As reclamações mais recorrentes dizem respeito a demora de entrega ou, até mesmo, a não entrega do produto. No entanto, outros problemas também têm afetado com frequência os clientes, segundo p Procon, como cobranças inadequadas, produtos com defeitos, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido, além de divergências em contratos, pedidos ou orçamentos.
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