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Número de reclamações por vendas online em 2020 é quatro vezes mais alto do que no ano passado

As reivindicações passaram de 3 para 12 mil de um ano para o outro, no mesmo período.

Por Marcos Herbert / [email protected] em 20/05/2020 às 09:39:48

Foto: Pexels/Arquivo DC

Reclamações feitas por consumidores sobre compras na internet entre janeiro e maio deste ano tiveram um aumento significativo se comparado ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Procon de Santa Catarina. As reivindicações passaram de 3 para 12 mil de um ano para o outro, no mesmo período. O número é quatro vezes mais alto e considerado "alarmante" pelo diretor da instituição fiscalizadora.

A súbita crescente nos protestos ocorre ao mesmo tempo em que o governo estadual recomenda o isolamento social como medida de enfrentamento ao novo coronavírus e significa, segundo o diretor do Procon SC Tiago Silva, que os estabelecimentos não estavam preparados para a alta demanda dos serviços online surgida repentinamente.

- É preciso planejamento antes de sair vendendo sem ter a real capacidade de entrega. Agora, não dá para o consumidor ficar esperando em vão pela boa vontade das empresas se adaptarem a este novo modelo de comércio para, só depois, realizarem a entrega das mercadorias e serviços - ponderou.

As reclamações mais recorrentes dizem respeito a demora de entrega ou, até mesmo, a não entrega do produto. No entanto, outros problemas também têm afetado com frequência os clientes, segundo p Procon, como cobranças inadequadas, produtos com defeitos, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido, além de divergências em contratos, pedidos ou orçamentos.

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Fonte: Hora de Santa Catarina

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