JBS

Governo muda protocolo e autoriza hidroxicloroquina para casos leves de Covid-19

O remédio poderá ser usado a partir do primeiro dia de sintomas da Covid-19.

Por Clara Luisa Kessler / [email protected] em 20/05/2020 às 10:24:06
Erasmo Salomão / ASCOM MS

Erasmo Salomão / ASCOM MS

O ministro interino da Sa√ļde, general Eduardo Pazuello, assinou nesta quarta-feira (20) o novo protocolo para ampliar a recomenda√ß√£o do uso da cloroquina por pacientes do novo coronav√≠rus, apesar da falta de comprova√ß√£o cient√≠fica de efic√°cia do medicamento. O remédio poder√° ser usado a partir do primeiro dia de sintomas da Covid-19. A mudan√ßa era esperada desde que ele assumiu a pasta após a demiss√£o de Nelson Teich na semana passada – entre outros motivos, por discordar de Bolsonaro quanto ao protocolo da cloroquina.

A nota informativa apresentada ao presidente Jair Bolsonaro na ter√ßa-feira (19) autoriza o uso para pacientes que apresentarem os primeiros sintomas de Covid-19 e procurarem postos de sa√ļde. O médico ter√° liberdade para o uso, e os pacientes que aceitarem fazer o tratamento com a cloroquina ter√£o que assinar um termo de consentimento. Na manh√£ desta quarta, o presidente havia usado a conta que mantém no Twitter para confirmar a ado√ß√£o do novo protocolo.

"Dias dif√≠ceis. Lamentamos os que nos deixaram. Hoje teremos novo protocolo sobre a Cloroquina pelo @minsaude. Uma esperan√ßa, como relatado por muitos que a usaram", escreveu o Bolsonaro, marcando a p√°gina do Ministério da Sa√ļde na rede social.

Antes desse novo protocolo, a recomenda√ß√£o era para que o medicamento fosse utilizado no tratamento de pacientes em casos graves do novo coronav√≠rus. A indica√ß√£o estava prevista em protocolo do Ministério da Sa√ļde publicado na gest√£o do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que deixou o cargo em 16 de abril.

Na ter√ßa-feira (19), o diretor do Departamento de Doen√ßas Transmiss√≠veis da Organiza√ß√£o Pan-Americana da Sa√ļde (Opas), Marcos Espinal, reiterou que n√£o h√° evid√™ncia cient√≠fica até o momento para recomendar o uso da cloroquina contra a Covid-19, e disse que a recomenda√ß√£o da ag√™ncia é que n√£o se utilize o remédio para tratar a doen√ßa respiratória provocada pelo novo coronav√≠rus.

Piada do presidente

Também na ter√ßa, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou em participa√ß√£o em live ao Blog do Magno, que tem uma "caixinha" do remédio guardada caso sua m√£e de 93 anos necessite, e citou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou essa semana utilizar a medica√ß√£o de forma preventiva contra o novo coronav√≠rus.

"Quem é de direita, toma cloroquina. Quem é de esquerda, toma Tuba√≠na", riu o presidente durante o evento.

A piada foi feita na terça-feira, dia em que o país bateu recorde com 1.179 novas mortes, chegando ao total de 17.971. Já os novos casos confirmados do novo coronavírus somam 271.628, dos quais 17.408 foram registrados na terça-feira.

Notícias no WhatsApp

Quer receber as notícias da Onda Positiva no seu celular? CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp


Fonte: CNN BRASIL

SIM Supermercados - 1230x152
Anuncie 3
Focus