JBS

Governo de Santa Catarina anuncia retorno das cirurgias e consultas eletivas

Estado tem 94 mortes pela Covid-19.

Por Clara Luisa Kessler / [email protected] em 21/05/2020 às 08:14:13
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado liberou o retorno das cirurgias, consultas e exames eletivos na rede hospitalar pública e privada de Santa Catarina. A determinação consta em duas portarias, 341 e 342 publicadas nesta quarta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado. A novidade foi anunciada pelo governador Carlos Moisés durante coletiva de imprensa, nesta quarta (20), ao lado do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

O governador lembrou que os procedimentos eletivos estavam suspensos desde a adoção das primeiras medidas de distanciamento social no estado, no dia 17 de março. Pouco mais de dois meses depois, Carlos Moisés afirma já ser possível dar esse passo.

"Todas as nossas ações são feitas de maneira responsável. Essa liberação ocorre apenas porque nossa área técnica considerou já ser possível fazer o retorno. Tomamos atitudes no tempo correto nesse enfrentamento à Covid-19 e isso pode ser visto nos números que alcançamos, na comparação com outros lugares", ressalta o governador.

O secretário André Motta explica que os agendamentos podem começar, porém as cirurgias, consultas e exames só poderão ser realizados a partir do dia 25, a próxima segunda-feira. As unidades hospitalares devem respeitar um limite quantitativo de 50% da capacidade prevista no plano operativo.

"Estamos fazendo uma liberação com regramentos. Deve ser respeitada uma série de condicionantes para que os procedimentos eletivos ocorram. A prioridade do Estado permanece no combate à pandemia, e os resultados do trabalho estão aparecendo", afirma Motta.

Os procedimentos cirúrgicos eletivos de alta complexidade e demais procedimentos cirúrgicos eletivos que demandam reserva de leito de UTI permanecem suspensos, exceto aqueles considerados "tempo-sensíveis" - quando a não realização da cirurgia pode deixar sequelas - mediante manifestação da equipe médica e autorização da instância regulatória.

Também estão suspensas visitas hospitalares e a presença de acompanhante deve ser restrita a um acompanhante por paciente.

As unidades hospitalares serão responsáveis por realizar o chamamento dos pacientes com cirurgias eletivas de média complexidade, previamente autorizadas pelas Centrais Regionais de Regulação de Internações Hospitalares.

Também foram divulgados os novos números de coronavírus no estado:

- 5.499 casos confirmados. Na terça (19), eram 5.413

- foram acrescentados ao balanço 86 casos em 24 horas

- 94 mortes. Na terça, eram 91

Os óbitos mais recentes foram:

um homem de Concórdia, no Oeste, de 50 anos

um homem de Papanduva, no Norte, de 75 anos

uma mulher de Joinville, também no Norte, de 62 anos

Os três tinham doenças anteriores, conforme o governo do estado.

Também foram divulgados outros números relacionados à Covid-19:

- 3.170 recuperados da doença

- 177 municípios têm pelo menos um caso de coronavírus. Esse número equivale a 60% do total de cidades

- 42 municípios têm pelo menos uma morte por Covid-19

Dos 1.210 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 702 ocupados, sendo 92 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação geral é de 58% e há 508 leitos vagos atualmente. A ocupação dos leitos reservados para Covid-19 é de 13%.

Ainda sobre esse assunto, o secretário também falou que a ideia do estado é reforçar a rede pública já existente, em vez de focar na construção de hospitais de campanha. Estes últimos só serão feitos caso necessário, como leitos de retaguarda.

O governador afirmou que haverá na sexta uma reunião com representantes da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e secretários municipais da saúde para apresentar uma ferramenta de indicadores sobre a Covid-19.

Segundo Moisés, "a ferramenta estará à disposição dos prefeitos, baseada em ciência, baseada em dados, para que compreendam de onde vem a tomada de decisão, por que o município está nesta ou naquela situação e a forma de controlar a doença". Na próxima semana, esse material também deve ser apresentado ao público.

Notícias no WhatsApp

Quer receber as notícias da Onda Positiva no seu celular? CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp


Fonte: Governo de SC

SIM Supermercados - 1230x152
Anuncie 3
Focus