JBS

Estado reconhece epidemia de dengue em S√£o Miguel do Oeste

Município confirmou 136 casos da doença este ano.

Por Marcos Herbert / [email protected] em 22/05/2020 às 08:29:26
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Diretoria de Vigil√Ęncia Epidemiológica (Dive/SC) incluiu S√£o Miguel do Oeste, no Oeste de Santa Catarina na lista de munic√≠pios considerados em situa√ß√£o de epidemia de dengue. A informa√ß√£o foi divulgada pela Vigil√Ęncia Epidemiológica Municipal, nesta quinta-feira (21).

O enfermeiro Marcos Bortolanza explicou que a caracteriza√ß√£o de epidemia ocorre pela rela√ß√£o entre o n√ļmero de casos confirmados e de habitantes. A Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) define o n√≠vel de transmiss√£o epid√™mico quando a taxa de incid√™ncia é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. No caso de S√£o Miguel do Oeste, esta taxa é de 316,2 casos por 100 mil/hab.

Na √ļltima semana, foram confirmados mais cinco casos da doen√ßa no munic√≠pio, que chegou a 136 no total. S√£o 130 autóctones, quatro importados e dois com local prov√°vel de infec√ß√£o indeterminado. O coordenador do setor da dengue, Célio Silva, salienta que a popula√ß√£o precisa auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doen√ßa.

"As equipes da dengue est√£o trabalhando arduamente nas resid√™ncias e comércio do munic√≠pio, a fim de identificar poss√≠veis locais de prolifera√ß√£o do mosquito. Mas é necess√°rio o envolvimento das pessoas no cuidado, limpeza e organiza√ß√£o dos quintais de suas casas", destaca.

A secret√°ria de Sa√ļde, Geni Girelli, relata que o Munic√≠pio realiza a√ß√Ķes cont√≠nuas de combate ao mosquito Aedes aegypti e expedi√ß√£o de notifica√ß√Ķes e multas aos propriet√°rios de terrenos sem manuten√ß√£o. Entidades também se envolveram em campanhas de conscientiza√ß√£o mais recentes, e est√° em andamento um roteiro de coleta de lixo e entulhos nos bairros e mutir√£o de limpeza. Ela refor√ßa a import√Ęncia de cada um fazer a sua parte.

"Todos j√° sabem o que precisa ser feito, basta fazer", pontua.

Notícias no WhatsApp

Quer receber as notícias da Onda Positiva no seu celular? CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Ascom S√£o Miguel do Oeste

SIM Supermercados - 1230x152
Anuncie 3
Focus