Odonto Top 728X90

Estado reconhece epidemia de dengue em São Miguel do Oeste

Município confirmou 136 casos da doença este ano.

Por Marcos Herbert / [email protected] em 22/05/2020 às 08:29:26

Foto: Divulgação

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) incluiu São Miguel do Oeste, no Oeste de Santa Catarina na lista de municĂ­pios considerados em situação de epidemia de dengue. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica Municipal, nesta quinta-feira (21).

O enfermeiro Marcos Bortolanza explicou que a caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o nĂșmero de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da SaĂșde (OMS) define o nĂ­vel de transmissão epidĂȘmico quando a taxa de incidĂȘncia é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. No caso de São Miguel do Oeste, esta taxa é de 316,2 casos por 100 mil/hab.

Na Ășltima semana, foram confirmados mais cinco casos da doença no municĂ­pio, que chegou a 136 no total. São 130 autóctones, quatro importados e dois com local provĂĄvel de infecção indeterminado. O coordenador do setor da dengue, Célio Silva, salienta que a população precisa auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

"As equipes da dengue estão trabalhando arduamente nas residĂȘncias e comércio do municĂ­pio, a fim de identificar possĂ­veis locais de proliferação do mosquito. Mas é necessĂĄrio o envolvimento das pessoas no cuidado, limpeza e organização dos quintais de suas casas", destaca.

A secretĂĄria de SaĂșde, Geni Girelli, relata que o MunicĂ­pio realiza ações contĂ­nuas de combate ao mosquito Aedes aegypti e expedição de notificações e multas aos proprietĂĄrios de terrenos sem manutenção. Entidades também se envolveram em campanhas de conscientização mais recentes, e estĂĄ em andamento um roteiro de coleta de lixo e entulhos nos bairros e mutirão de limpeza. Ela reforça a importância de cada um fazer a sua parte.

"Todos jĂĄ sabem o que precisa ser feito, basta fazer", pontua.

NotĂ­cias no WhatsApp

Quer receber as notĂ­cias da Onda Positiva no seu celular? CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Ascom São Miguel do Oeste

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A