Odonto Top 728X90

Governo de Santa Catarina nega retomada do estadual antes de 5 de julho

O Catarinense foi paralisado em 16 de março.

Por Clara Luisa Kessler / [email protected] em 02/06/2020 às 10:11:15

Foto: Marcio Cunha/Chapecoense

O Governador Carlos Moisés detalhou o novo plano de gestão para o enfrentamento ao coronavírus em entrevista na manhã desta segunda-feira (01.) De acordo com ele, as atividades da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e eventos esportivos privados, incluindo o campeonato estadual, seguem suspensas até 5 de julho.

O Catarinense foi paralisado em 16 de março, um dia após o fim da primeira fase. A disputa ainda prevê semifinal e final, além de duas partidas que definirão o time rebaixado à Série B de 2021. A ideia da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes) era que a competição pudesse ser retomada no mês de junho. André Motta, Secretário da Saúde de Santa Catarina, disse que a data pode ser mantida ou sofrer nova alteração dependendo da situação do estado em relação ao coronavírus.

– Essa questão dos campeonatos, do esporte, a partir do dia 5 de julho ou momentos anteriores, se começa uma deliberação conforme o cenário epidemiológico, se será possível ou não a partir daquela data ter alguma ação diferente... a manutenção ou a flexibilização, mas o que se está abrindo é uma data para que tenha uma deliberação – explicou.

A FCF informou que "tomou conhecimento dessa liberação hoje pela manhã e agora fica no aguardo de novas informações concretas e do decreto completo. Para então, conversar com todos os clubes, saber a intenção de cada um e definir os próximos passos".

A volta aos treinos presenciais

O Brusque foi o primeiro clube catarinense a retomar as atividades em campo após a liberação do Governo. A reapresentação do elenco quadricolor ocorreu no dia 14 de maio, quase dois meses depois da paralisação do estadual. Figueirense, Avaí, Juventus, Joinville e Chapecoense também já retornaram aos trabalhos. Até o momento, Concórdia, Criciúma, Marcílio Dias e Tubarão mantêm a quarentena.

Testes de Covid-19

De acordo com dados da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), 605 testes para detectar a Covid-19 foram realizados pelos clubes catarinenses até o momento. Jogadores, membros da comissão técnica e departamento de futebol, funcionários dos setores administrativos e também familiares de atletas foram testados. Confira abaixo o panorama de cada equipe:

AVAÍ: foi o primeiro clube a realizar a testagem. Foram 167 testes (atletas, comissão técnica, departamento médico e demais colaboradores) e cinco casos positivos – um colaborador e quatro jogadores. Entre os atletas, foi detectado um com o vírus ativo e três com anticorpos à doença. O zagueiro Betão confirmou a testagem positiva para a Covid-19.

BRUSQUE: aplicou 47 testes, com 46 resultados negativos e um positivo – o volante Emerson Martins. De acordo com a assessoria do clube do Vale do Itajaí, o atleta está em quarentena.

CHAPECOENSE: realizou 39 exames RT-PCR nos atletas do grupo principal – todos negativos – e 221 testes rápidos em atletas, familiares, comissão técnica, departamento de futebol, staff e colaboradores diretos ao futebol. Conforme o Verdão do Oeste, duas pessoas foram diagnosticadas com a doença (mãe de integrante do departamento de futebol e esposa de colaborador do staff) e são assintomáticas.

FIGUEIRENSE: aplicou 61 testes em jogadores, membros da comissão técnica e demais colaboradores do Centro de Formação e Treinamento (CFT) do Cambirela, em Palhoça. Os resultados foram negativos para a Covid-19.

JOINVILLE: realizou 37 testagens, todas com resultados negativos.

JUVENTUS: aplicou 34 testes, todos com resultados negativos.

Os duelos

O Avaí terminou a primeira fase na liderança, seguido de Brusque, Figueirense, Marcílio Dias, Criciúma, Juventus, Joinville, Chapecoense, Concórdia e Tubarão – os dois últimos disputam o mata-mata do rebaixamento. Confira abaixo os duelos das quartas de final:

Avaí x Chapecoense

Brusque x Joinville

Figueirense x Juventus

Marcílio Dias x Criciúma


Fonte: Globoesporte.com

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A