Odonto Top 728X90

Nuvem de gafanhotos muda de rota e deve se afastar de Brasil e Uruguai

Segundo entomologista da Epagri, mudanças climáticas alteraram previsão de movimentação dos insetos; monitoramento continua.

Por Clara Luisa Kessler / [email protected] em 30/06/2020 às 07:40:41

Foto: Divulgação/Senasa

A nuvem de gafanhotos, que segundo cálculos divulgados por especialistas na última sexta-feira (26) estava se dirigindo ao Uruguai, teve uma alteração na rota e deve ir em direção ao Oeste, de acordo com atualizações da Senasa (Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria), órgão do governo argentino que monitora os insetos.

De acordo com o entomologista da Epagri, Leandro Delalibera Geremias, as mudanças climáticas influenciaram na previsão da movimentação dos gafanhotos. No entanto, a Epagri continua em contato com a Senasa e monitorando a situação.

Com a nova mudança na previsão de rota, os gafanhotos não devem chegar nem ao Brasil, nem ao Uruguai. Conforme informações de Leandro Geremias, segundo a última atualização os gafanhotos estavam localizados na cidade de Curuzu Cuatiá, na província de Corrientes, na Argentina.

Ele ressalta que as atualizações de localização dos insetos não são em tempo real, visto que as informações passam do governo argentino até o Ministério da Agricultura brasileiro. Além disso, a movimentação dos gafanhotos é muito rápida, por isso a Epagri permanece em contato com o Senasa e com monitoramento constante.

Ainda de acordo com o entomologista da Epagri, o governo argentino vem realizando pulverizações para tentar diminuir a nuvem de gafanhotos. Foram realizadas ações na última sexta-feira (26) e no domingo (28). A primeira teve um resultado de 15% de eficiência. Já quanto à segunda, as apurações ainda não chegaram até os profissionais da Epagri.

Fonte: ND mais - notícia do dia

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A