Odonto Top 728X90

Santa Catarina amplia em 223,5% a produção de leite em 21 anos

O produto tem o terceiro maior faturamento da agropecuária catarinense, gerando receitas de R$ 3,72 bilhões em 2019.

Por Marcos Herbert / [email protected] em 14/07/2020 às 08:39:06

Foto: Divulgação

Santa Catarina se consolida como quarto maior produtor brasileiro de leite e registra crescimento recorde na produção. Um levantamento do Centro de Socioeconomia e Planejamento AgrĂ­cola (Epagri/Cepa) demonstrou que, de 1996 a 2017, o aumento na produção estadual superou até mesmo a taxa de crescimento mundial.

"O leite é um dos destaques do agronegócio catarinense. Nos Ășltimos anos tivemos um grande crescimento na produção e chegamos à quarta posição no ranking nacional. A produção de leite envolve uma cadeia produtiva extensa, com milhares de famĂ­lias e empregos gerados. O leite tem um impacto social e econômico muito significativo para o estado de Santa Catarina", destaca o secretĂĄrio de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de GouvĂȘa.

Os catarinenses aumentaram em 223,5% a produção em 21 anos, trĂȘs vezes mais do que a taxa nacional e quatro vezes mais do que o crescimento mundial. O Ășnico paĂ­s que supera o desempenho catarinense é a China, com um aumento de 250,2% no mesmo perĂ­odo.

"Desde os anos 90, Santa Catarina vem se destacando não só em comparação com outros estados, mas também comparado a diversos paĂ­ses. Nesse perĂ­odo o crescimento na produção só foi menor do que a da China", explica o analista da Epagri/Cepa, Tabajara Marcondes.

O leite é um dos principais produtos da agropecuĂĄria do estado, são mais de 70 mil famĂ­lias envolvidas na atividade e o setor gera cerca de oito mil empregos diretos. O produto tem o terceiro maior faturamento da agropecuĂĄria catarinense, gerando receitas de R$ 3,72 bilhões em 2019.

Os nĂșmeros sobre o crescimento na produção de leite fazem parte da SĂ­ntese da Agricultura de Santa Catarina, elaborada e publicada pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento AgrĂ­cola (Epagri/Cepa). O documento estĂĄ disponĂ­vel online e pode ser acessado no site: https://cepa.epagri.sc.gov.br/

Fonte: Ascom Sec. Agricultura SC

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A