Odonto Top 728X90

Epagri e supermercados lançam campanha para estimular consumo de produtos da agricultura familiar catarinense

O consumidor catarinense será beneficiado com oferta de produtos locais ou regionais com aproveitamento pleno das safras de hortifrutigranjeiros.

Por Clara Luisa Kessler / [email protected] em 14/07/2020 às 09:08:18

Foto: Divulgação

Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR), por meio da Epagri, juntamente com Associação Catarinense de Supermercados (Acats), pretende estimular o consumo de produtos da agricultura familiar catarinense. Uma pesquisa da Epagri em 10 regiões do estado mapeou fornecedores, para a aproximação com as redes supermercadistas, para facilitar a chegada destes produtos aos consumidores catarinenses.

O projeto pretende fortalecer a participação de pequenas empresas do estado, com a qualificação necessária - qualidade, preço e prazo - para oferecer produtos aos supermercados catarinenses, de forma regionalizada. Nessa primeira etapa foram mapeados 517 empreendimentos, em 13 categorias de produtos, que movimentará a economia nas 10 regiões de atuação da Acats.

O secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, entende que esta parceria vai ao encontro de uma das finalidades da atuação da pasta, que é a de oferecer ao produtor mais competitividade, com novas conexões de negócios dentro do próprio Estado.

"O setor supermercadista, assim como a produção agrícola, tem grande capilaridade regional e será muito positiva esta aproximação que ganha mais força neste momento. O Governo do Estado está entusiasmado com o projeto e temos certeza de que agregará muito mais famílias em relação a este grupo inicial", pontua o secretário.

A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, chama a atenção para os aspectos vantajosos, entre eles, qualificação à atividade do campo, geração de empregos e consequente fixação de famílias, disponibilização de produtos frescos e saudáveis aos consumidores.

"Acredito que a rede de trocas possa se organizar muito melhor em busca de eficiência diante desta campanha que busca ser facilitadora: o produtor terá ganho de novos conhecimentos com a capacitação de sua atividade e os mercados terão soluções de agro muito mais próximas, agilizando a questão logística tendo produtores mais perto de suas lojas. Enfim, é uma soma de razões para levar esta iniciativa ao sucesso", afirma a presidente da Epagri.

Parceria reforçada

O presidente Acats, Paulo Cesar Lopes, ressalta que este apoio a produtores familiares já ocorre de forma espontânea por parte de várias empresas supermercadistas, principalmente as que têm lojas em regiões de forte demanda agrícola. "O que vai acontecer a partir desta parceria é que as possibilidades de conexões entre os produtores e os profissionais compradores das empresas será ampliada e poderá se dar o ano inteiro. A campanha vai atrair atenção de novos produtores que buscam mais varejos para as demandas de produção", afirma o dirigente.

Ainda segundo Lopes, o consumidor catarinense será beneficiado com oferta de produtos locais ou regionais com aproveitamento pleno das safras de hortifrutigranjeiros.

Fonte: Governo do Estado

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A