Odonto Top 728X90

Banco Central reduz taxa de juros para 2%, menor patamar da história

Decisão foi unânime e veio dentro do esperado pela maior parte dos analistas de mercado.

Por Rádio Onda Positiva FM / [email protected] em 06/08/2020 às 09:51:11

Foto: Divulgação

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central cortou nesta quarta-feira, dia 5, a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, de 2,25% para 2% ao ano. É o menor patamar desde o início da série histórica, em 1996.

A decisão foi unânime e veio dentro do esperado pela maior parte dos analistas de mercado. Este foi o nono corte seguido, o quinto anunciado neste ano, e ocorre ainda na esteira das preocupações sobre os efeitos do coronavírus no Brasil e no mundo.

O Comitê não descartou completamente novas reduções, mas afirmou que o espaço para cortes, se existente, "deve ser pequeno". Eventuais ajustes no futuro ocorrerão de forma ainda mais gradual e dependerão da percepção sobre a trajetória fiscal e perspectivas para a inflação.

"Apesar de uma assimetria em seu balanço dos riscos, o Copom não antevê reduções no grau de estímulo monetário, a menos que expectativas de inflação, assim como projeções de inflação de seu cenário básico, estejam suficientemente próximas da meta", explicou o órgão do BC em ata

Fonte: Uol

Tags:   Economia
Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A