Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PREÇO ALTO

Brasil vai zerar tarifa de importação para 400 mil toneladas de arroz

Nos últimos 12 meses, os preços do arroz subiram 25,5%.


Foto: Divulgação / CNN

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse em entrevista exclusiva à CNN que o Brasil vai zerar a tarifa de importação para a entrada de 400 mil toneladas de arroz até o final do ano.

"Com isso, o mercado vai se equilibrar e a gente afasta o risco de um possível desabastecimento", disse Cristina. O pleito já foi enviado pelo Ministério da Agricultura para o Comitê Executivo de Gestão (Gecex), órgão técnico que define a política tarifária brasileira.

A votação da medida está marcada para amanhã às 11h e a expectativa é de aprovação e entrada em vigor o mais rápido possível. O governo também avaliava a redução das alíquotas de milho e soja, mas não será necessário.

Nos últimos 12 meses, os preços do arroz subiram 25,5% e vêm motivando reclamações das associações de supermercado e de consumidores. Nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em reunião ministerial que estavam sendo tomadas medidas sobre o assunto.

Os preços de vários produtos agrícolas subiram com vigor recentemente por causa da desvalorização do real e do aumento da demanda estimulado pelo pagamento do auxílio emergencial. O impacto é mais forte para as famílias mais pobres, que destinam 30% da sua renda para a alimentação.

CNN

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!