Odonto Top 1230x152

Santa Catarina tem 11 cidades com epidemia de dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

Por Dpto. Jornalismo em 18/09/2020 às 08:30:14
Foto: PMF/Divulgação

Foto: PMF/Divulgação

Santa Catarina tem 11 cidades com epidemia de dengue (veja lista abaixo) e 17 novos casos confirmados, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (17) pela Diretoria de Vigil√Ęncia Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC). Joinville é a cidade com o maior número de contamina√ß√£o local do estado este ano, com 8.675 casos.

No total, 11.2 mil pessoas foram diagnosticadas com dengue em SC, entre 29 de dezembro de 2019 e 12 de setembro deste ano. Dos contaminados, mais de 10,8 mil contraíram a doen√ßa dentro do estado e outras 174, fora de território catarinense. Ainda h√° casos em investiga√ß√£o.

Em rela√ß√£o aos pacientes mais graves, que apresentaram sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, sangramento do nariz ou gengiva, vômitos persistentes, letargia, sonol√™ncia ou irritabilidade, hipotens√£o e tontura, foram 95 notifica√ß√Ķes. Dessas, 93 ocorreram em Joinville, uma em Florianópolis e outra em Itajaí. Todos os casos, segundo a Dive-SC, evoluíram para cura.

Cai número de casos

Nas últimas tr√™s semanas houve uma redu√ß√£o de notifica√ß√Ķes e casos confirmados no estado, de acordo com a Dive-SC, se comparado aos meses anteriores. Nesse período, de aproximadamente 20 dias, 203 suspeitas foram notificadas e apenas sete foram confirmadas como dengue.

Cidades com epidemia de dengue

Um novo município foi incluído à lista de cidades consideradas em situa√ß√£o de epidemia de dengue e SC soma um total de 11 municípios com incid√™ncia acima de 300 casos por 100 mil habitantes. A maior parte, est√° no Oeste, mas também h√° municípios na mesma condi√ß√£o no Norte catarinense, na Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.

Oeste

- √Āguas de Chapecó.

- Maravilha.

- Caibi.

- Coronel Freitas.

- Formosa do Sul.

- S√£o Carlos.

- S√£o Miguel do Oeste.

Sinais e sintomas

A dengue é uma doen√ßa infecciosa febril, transmitida pela picada da f√™mea do mosquito Aedes aegypti infectado. A recomenda√ß√£o da Dive-SC é procurar um médico, ao perceber os sintomas.

- Febre alta (39¬į a 40¬įC) de início abrupto.

- Duração de 2 a 7 dias de febre.

- Dor de cabeça.

- Fraqueza.

- Dores no corpo, nas articula√ß√Ķes e no fundo dos olhos.

- Manchas pelo corpo (presentes em 50% dos casos).

Fonte: DC

SIM Supermercados - 1230x152

Coment√°rios

Focus