Odonto Top 728X90

Santa Catarina tem 11 cidades com epidemia de dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

Por Redação Onda Positiva em 18/09/2020 às 08:30:14

Foto: PMF/Divulgação

Santa Catarina tem 11 cidades com epidemia de dengue (veja lista abaixo) e 17 novos casos confirmados, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (17) pela Diretoria de VigilĂąncia Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC). Joinville é a cidade com o maior número de contaminação local do estado este ano, com 8.675 casos.

No total, 11.2 mil pessoas foram diagnosticadas com dengue em SC, entre 29 de dezembro de 2019 e 12 de setembro deste ano. Dos contaminados, mais de 10,8 mil contraíram a doença dentro do estado e outras 174, fora de território catarinense. Ainda hĂĄ casos em investigação.

Em relação aos pacientes mais graves, que apresentaram sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, sangramento do nariz ou gengiva, vômitos persistentes, letargia, sonolĂȘncia ou irritabilidade, hipotensão e tontura, foram 95 notificações. Dessas, 93 ocorreram em Joinville, uma em Florianópolis e outra em Itajaí. Todos os casos, segundo a Dive-SC, evoluíram para cura.

Cai número de casos

Nas últimas trĂȘs semanas houve uma redução de notificações e casos confirmados no estado, de acordo com a Dive-SC, se comparado aos meses anteriores. Nesse período, de aproximadamente 20 dias, 203 suspeitas foram notificadas e apenas sete foram confirmadas como dengue.

Cidades com epidemia de dengue

Um novo município foi incluído à lista de cidades consideradas em situação de epidemia de dengue e SC soma um total de 11 municípios com incidĂȘncia acima de 300 casos por 100 mil habitantes. A maior parte, estĂĄ no Oeste, mas também hĂĄ municípios na mesma condição no Norte catarinense, na Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.

Oeste

- Águas de Chapecó.

- Maravilha.

- Caibi.

- Coronel Freitas.

- Formosa do Sul.

- São Carlos.

- São Miguel do Oeste.

Sinais e sintomas

A dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada da fĂȘmea do mosquito Aedes aegypti infectado. A recomendação da Dive-SC é procurar um médico, ao perceber os sintomas.

- Febre alta (39° a 40°C) de início abrupto.

- Duração de 2 a 7 dias de febre.

- Dor de cabeça.

- Fraqueza.

- Dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

- Manchas pelo corpo (presentes em 50% dos casos).

Fonte: DC

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A