Odonto Top 728X90

Testes com vacina de Covid-19 da Johnson & Johnson's são pausados após doença de participante

Segundo empresa, doença inexplicada de participante de testes da 3ª fase está sendo estudada e analisada por conselho de monitoramento de dados e segurança independente.

Por Redação Onda Positiva em 13/10/2020 às 09:22:03

Foto: Dado Ruvic / Reuters

O estudo com a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson"s foi pausado devido a uma doença inexplicada em um participante, informou a companhia na segunda-feira, 12.

Segundo um documento enviado a pesquisadores externos que executam o ensaio clĂ­nico com 60 mil pacientes, uma "pausa regulamentar" serĂĄ cumprida. O sistema online usado para inscrever pacientes no estudo foi fechado, e foi convocado o conselho de monitoramento de dados e segurança - um órgão independente que zela pela segurança dos pacientes no ensaio clĂ­nico.

Em comunicado oficial, a Johnson & Johnson"s ressalta que "eventos adversos - doenças, acidentes etc - mesmo aqueles graves, são uma parte esperada de qualquer estudo clĂ­nico, especialmente grandes estudos". Segundo a empresa, a doença do paciente estĂĄ sendo "analisada e avaliada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB), bem como por nossos médicos clĂ­nicos e de segurança internos".

A empresa diz ainda que a privacidade do paciente deve ser respeitada e que, como ainda estĂĄ aprendendo mais sobre a doença deste participante, é importante ter todos os fatos antes de compartilhar informações adicionais.

Fase 3 no Brasil e resultados preliminares

A imunização, cujo nome oficial é Ad26.COV2.S, foi desenvolvida pela farmacĂȘutica Janssen Pharmaceuticals, que pertence ao grupo J&J. A imunização foi a quarta a obter autorização de testes de fase 3 no Brasil, em agosto. Em setembro, a empresa anunciou que começaria a terceira etapa em todo o mundo, com 60 mil voluntĂĄrios. No Brasil, segundo a Anvisa, são 7 mil participantes.

Em 29 de setembro, resultados preliminares e parciais apontaram que a vacina era segura e induzia resposta imune mesmo após uma Ășnica aplicação. Os resultados eram referentes a uma parte dos participantes das fases 1 e 2, que foram conduzidas de forma conjunta. Eles ainda não foram revisados por outros cientistas – requisito necessĂĄrio para publicação em revista cientĂ­fica – mas tinham sido disponibilizados em um repositório online.

Fonte: G1

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A