Odonto Top 728X90

Tecnologias no sistema financeiro: PIX vem aí; saiba mais sobre a ferramenta

Na prática, será um serviço de pagamento rápido, barato e seguro.

Por Redação Onda Positiva em 21/10/2020 às 08:43:07

Foto: Reprodução

É até difícil lembrar como era viver sem as facilidades de um smartphone, não é?

Hoje inúmeros serviços podem ser realizados na palma da mão, em um clique, sem precisar de deslocamento ou fazer ligações. Desde que surgiu, a tecnologia vem revolucionando a humanidade em alta velocidade e a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo. Cada vez mais, as pequenas atividades do cotidiano vão sendo modernizadas e facilitadas pela tecnologia. E o mundo das finanças não poderia ficar de fora dessa revolução. A utilização da tecnologia em finanças vem crescendo e diversas empresas estão se adaptando para oferecer serviços diferenciados para os seus clientes.

O sistema financeiro, da mesma maneira que outros setores da economia, está sendo rapidamente invadido pelo uso das novas tecnologias e os reflexos sociais decorrentes dessas mudanças estão sendo intensos. A utilização de aplicativo e a facilidade de não precisar deslocar-se de casa para realizar as operações financeiras vem ganhando destaque.

Para facilitar ainda mais o processo de transição de dinheiro, o Banco Central do Brasil vem trabalhando em um projeto que promete revolucionar o sistema de pagamentos brasileiros, permitindo com que pagadores e recebedores façam transação de transferência de recursos de forma instantânea e segura, do qual já vem sendo implantada no mercado e tem uma etapa importante de funcionamento no próximo mês.

Segundo o Banco Central:

"Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores. No Brasil, esse sistema se chamará PIX, e estará disponível para a população brasileira a partir de novembro de 2020. Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel."

Na prática, será um serviço de pagamento rápido, barato e seguro. O usuário poderá efetuar um pagamento com uso de lista de contatos no celular ou QR Code. O PIX causará impacto para os pequenos negócios (Recebedores), porque o custo de adesão será menor que dos demais meios eletrônicos. Haverá disponibilização imediata dos recursos, o que tende a reduzir necessidade de crédito, facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos, facilidade e rapidez.

Também trará benefícios para os clientes dos pequenos negócios (Pagadores), porque é mais rápido, barato, mais prático (uso da lista de contatos de celular ou de QR Code para iniciar pagamentos), mais simples (só precisa de dispositivo digital para realizar o pagamento, dispensa uso de cartão, folha de cheque, cédulas, maquininhas) e possibilidade de integração com outros serviços no smartphone. Vale a pena lembrar que o sistema fará movimentações com dinheiros em conta, não funcionará como meio de crédito para futuros parcelamentos.

O PIX causará impacto no ecossistema financeiro no Brasil, uma vez que permitirá a redução do uso de cédulas, irá gerar serviços com maior qualidade e menos custo, resultará um maior potencial de inclusão financeira em um ambiente totalmente seguro.

Por Josiele Pereira / Opinião Oeste Mais

Fonte: Oeste Mais

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A