Odonto Top 728X90

As opções de Renato para montar o setor ofensivo do Grêmio contra o Juventude

Gol contra o Athletico-PR credencia Ferreira a ganhar uma vaga como titular, na vaga de Alisson.

Por Redação Onda Positiva em 28/10/2020 às 10:08:02

Foto: Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação

O Grêmio começará a busca pelo hexacampeonato da Copa do Brasil nesta quinta-feira (29), às 21h30min, diante do Juventude, na Arena, em jogo que o técnico Renato Portaluppi tem problemas para montar o sistema ofensivo.

Além das ausências de Jean Pyerre e Alisson por lesão, o treinador não poderá contar com Robinho e Luiz Fernando, que já defenderam Cruzeiro e Botafogo, respectivamente, nesta edição da competição. As ausências abrem disputas por duas vagas no time com Thaciano, Everton e os garotos Ferreira e Isaque como principais candidatos. O lateral Orejuela é outra opção para o lado direito do ataque.

O jogo contra o América foi o primeiro após a lesão de Alisson e Renato surpreendeu com a escalação de Orejuela adiantado. O próprio treinador admitiu após a partida que a opção não deu certo, um indicativo de que não será repetida diante do Juventude, principalmente porque o Grêmio precisa de um maior poder ofensivo para obter uma vantagem para o confronto de volta, no Alfredo Jaconi.

O gol que garantiu a vitória sobre o Athletico-PR, no último domingo (25), favorece para que Ferreira ganhe sua primeira oportunidade como titular do time principal nesta temporada - só iniciou na Recopa Gaúcha diante do Pelotas, quando Tricolor usou a equipe de transição.

O comentarista esportivo Cristian Toledo, da RPC, avalia que o Grêmio teve uma atuação ruim no primeiro tempo no domingo. Segundo ele, a entrada de Ferreira foi um dos fatores que contribuíram para a melhora da equipe na etapa final:

— O time inteiro do Grêmio pareceu afoito no primeiro tempo. A melhora do Grêmio passou, primeiro, pelo Pepê, mas também pelo Ferreira. O Ferreira entrou e passou a ter vitória pessoal, o que o Everton não tinha tido e o Luiz Fernando teve poucas vezes. Claro que o Renato deve analisar um conjunto de situações, mas, pelo jogo contra o Athletico, o nome para ganhar um lugar é o do Ferreira.

Ferreira entrou aos 28 do segundo tempo na Arena da Baixada. Além do gol, o camisa 47 teve uma outra oportunidade em que chutou para fora. Entre os jogadores do Grêmio, apenas Isaque, que atuou como centroavante, finalizou mais vezes que ele no jogo, três no total, mas nenhuma no alvo. O que pode pesar contra Ferreira na disputa pela titularidade contra o Juventude é que ele atua preferencialmente pelo lado esquerdo, onde Pepê é titular indiscutível.

Para o ex-técnico Otacílio Gonçalves, que comandou o chamado "Grêmio Show" em 1988, o momento pede que Renato aproveite Ferreira no lado direito do ataque.

— O posicionamento do Pepê é algo que não deve ser mudado, ele segue na esquerda. Vejo que o Ferreira pode atuar pelo lado direito. O Ferreira já mostrou qualidade e que sabe fazer gol. Fez gol de cabeça e com o pé, tem velocidade e drible. Minha opção seria com o Ferreira pela direita mantendo o Pepê na esquerda — projeta.

Se no setor direito Ferreira se credencia a assumir a titularidade pela atuação em Curitiba, o Grêmio não conta com um jogador pedindo passagem para a faixa central. Dois postulantes ao lugar que vinha sendo ocupado por Robinho, Thaciano e Isaque - que jogou mais avançado - não tiveram boa atuação diante do Athletico-PR. Uma alternativa seria Renato retornar ao esquema 4-1-4-1 tendo três volantes no meio-campo.

— Essa decisão entre Isaque e Thaciano vai do que o Renato tem visto nos treinos. O treinador tem no dia a dia mais elementos para avaliar. Penso que deve iniciar com um deles. Não vejo motivo para entrar com três volantes por se tratar de um jogo em casa em que o Grêmio precisa construir uma vantagem — projeta Otacílio Gonçalves.

O jogo de volta entre Grêmio e Juventude será já na próxima semana, quando Alisson ainda estará fora. A expectativa é de que Jean Pyerre possa ter condições de atuar pelo menos alguns minutos no Alfredo Jaconi.

Fonte: Gaúcha/ZH

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A