Odonto Top 728X90

Novo ministro toma posse no Supremo Tribunal Federal

Nunes Marques é o primeiro integrante da Corte indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Por Redação Onda Positiva em 06/11/2020 às 09:56:45

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Kassio Nunes Marques tomou posse nesta quinta-feira, 5, como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nunes Marques é o primeiro integrante da Corte indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e deve permanecer no Tribunal até 2047, quando completa 75 anos.

A cerimônia foi rĂĄpida, com duração de cerca de 15 minutos. Devido à pandemia de covid-19, o evento foi acompanhado presencialmente somente por Bolsonaro, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além do procurador-geral da RepĂșblica, Augusto Aras, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

O novo ministro não discursou na cerimônia e apenas prestou compromisso para assumir o cargo. "Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do STF, em conformidade com a Constituição e as leis da RepĂșblica", afirmou.

Durante a cerimônia, o presidente do STF, Luiz Fux, deu boas vindas ao novo ministro e disse que Kassio Marques tem todos os requisitos para assumir uma cadeira na Corte.

"Vossa ExcelĂȘncia tem reputação ilibada, tem, pelo seu currĂ­culo, notório saber jurĂ­dico. Vossa ExcelĂȘncia tem conhecimento enciclopédico e, acima de tudo, independĂȘncia olĂ­mpica. Seja muito bem vindo. Que Deus proteja a sua caminhada", disse Fux.

Carreira

Natural de Teresina (PI), Nunes Marques tem 48 anos de idade e foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentou. Antes de chegar ao Supremo, atuou como desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ÂȘ Região, sediado em BrasĂ­lia. Foi advogado por cerca de 15 anos e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do PiauĂ­.

Perfil

No dia 21 de outubro, o plenĂĄrio do Senado aprovou a indicação do nome de Nunes Marques por 57 votos a 10. Antes da votação, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o magistrado se definiu com perfil garantista. Para ele, o chamado "garantismo judicial" significa a aplicação da lei e da Constituição e não pode ser confundido com leniĂȘncia.

"Sim, eu tenho esse perfil. O garantismo deve ser exaltado porque todos os brasileiros merecem o direito de defesa. Todos os brasileiros, para chegarem a uma condenação, precisam passar por um devido processo legal. E isso é o perfil do garantismo, que, de certa forma, pode estar sendo interpretado de forma diferente, inclusive com esse instituto do textualismo e do originalismo", afirmou.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Tags:   STF
Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A