Odonto Top 728X90

Bolsonaro participa de cerimônia do Dia da Bandeira

A Bandeira Nacional é um dos principais símbolos de representação do Brasil, e sua criação marca a passagem do sistema de governo da monarquia para República.

Por Redação Onda Positiva em 19/11/2020 às 13:48:43

Foto: Divulgação/TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje(19), ao meio-dia, da comemoração ao Dia da Bandeira, em cerimônia na ĂĄrea externa do PalĂĄcio do Planalto, em BrasĂ­lia. Ele estava acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão, de ministros de Estado e outras autoridades civis e militares.

Conforme previsto na Lei nÂș 5.700, de 1971, que trata sobre a forma e apresentação dos sĂ­mbolos nacionais, a bandeira deve ser hasteada em órgãos pĂșblicos às 8h, exceto no Dia da Bandeira, quando o hasteamento é realizado às 12h, com solenidades especiais.

A Bandeira Nacional é um dos principais sĂ­mbolos de representação do Brasil, e sua criação marca a passagem do sistema de governo da monarquia para RepĂșblica. Ela foi instituĂ­da pelo Decreto nÂș 4, em19 de novembrode 1889,assinado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do governo provisório, quatro dias após a proclamação da RepĂșblica.

A bandeira foi projetada pelos filósofos Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes, que também era matemĂĄtico, pelo astrônomo Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares. Os elementos verde e amarelo da Bandeira Imperial, criada pelo pintor francĂȘs Jean Baptiste Debret, foram mantidos.

A constelação na esfera azul, além de representar os estados brasileiros, marca o céu do Riode Janeiroàs 8h30 da manhã do dia15 de novembrode 1889. A Ășnica estrela acima do lema Ordem e Progresso representa o ParĂĄ, que na época era o estado com a capital mais ao norte do paĂ­s.

De acordo com a legislação, a Bandeira Nacional deve estar permanentemente no topo de um mastro especial na Praça dos TrĂȘs Poderes, em BrasĂ­lia, "como sĂ­mbolo perene da pĂĄtria e sob a guarda do povo brasileiro". A flĂąmula fica a 100 metros do chão, mede 286 mÂČ e é presa a um mastro especial, formado por 24 hastes metĂĄlicas. Na base da estrutura, hĂĄ os seguintes dizeres: "Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos TrĂȘs Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da PĂĄtria", também conforme previsto na lei de 1971.

A troca da bandeira na praça, em BrasĂ­lia, é feita no primeirodomingode cada mĂȘs. Neste perĂ­odo de pandemia, as cerimônias estão acontecendo sem a presença do pĂșblico. A Marinha, o Exército, a AeronĂĄutica e o governo do Distrito Federal se revezam na organização da substituição do estandarte.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A