Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MEIO AMBIENTE

Após 5 dias de combate, incêndio em reserva florestal na Argentina está 30% controlado

Fumaça e fuligem vindas com o vento foram vistas em diversos locais de Itapiranga nesta quarta-feira, 25.


Foto: Leonardo Rangel Olivera/Guarda-Parque

A Reserva da Biosfera Yabotí, nas proximidades da fronteira da Argentina com o Brasil, está com parte do seu território ameaçada por um incêndio de difícil controle que se estende por vários dias.

A complexidade do território afetado requer hidrantes para combater o incêndio e controlar sua propagação. "Nessa área, 92 hectares já foram afetados, desde o incêndio", indica o relatório do governo provincial.

O combate ao incêndio florestal que começou no sábado conta com três grupos de bombeiros atuando com auxílio de uma escavadeira e retroescavadeira, que auxiliam na chegada aos focos por se tratar de uma área complexa, com declives e difícil acesso. Aviões hidrantes também trabalham no combate aos maiores focos do incêndio.

"A população da região está exausta e preocupada com a gravidade do incêndio, esperando que as chuvas venham a apagar as chamas", dizem os brigadistas ao final de cada jornada de trabalho que entra para o sexto dia nesta quinta-feira, 26.

Para o Ministério da Ecologia da Argentina, o foco mais grave dos incêndios em Misiones está localizado na Reserva da Biosfera Yabotí, onde estima-se que mais de 120 hectares de matas nativas foram queimados, desde o início do incêndio. Segundo informações do Ministério, nesta quarta-feira as chamas teriam se espalhado ainda mais com os fortes ventos registrados na região.

O relatório indica que a causa provável do início do incêndio foi "negligência" e com imagens de satélite uma investigação está sendo feita para apurar as responsabilidades dos ocupantes do lote que, devido à sua cultura de desmatamento, continuam a usar o fogo, apesar da proibição em vigor no país.

O Diretor de Gestão de Riscos, da Subsecretaria de Proteção Civil do Governo de Misiones, Luis Besold, disse nesta quarta-feira que o incêndio está 30% controlado no quinto dia após o início dos trabalhos.

"As condições de trabalho no terreno são muito difíceis, as altas temperaturas, com vento norte a mais de 20 quilômetros por hora, as consequências da falta de chuva tornam tudo mais difícil ", disse Besold.

O guarda-florestal Leonardo Rangel Olivera informou que "a situação para controlar e apagar o incêndio em Yabotí é muito complexa. A esperança já está no caminho do incêndio [com chegada de reforços] e a possibilidade de chover quinta ou sexta-feira".

A Reserva da Biosfera Yabotí tem uma extensão total de 253 mil hectares entre El Soberbio, San Pedro e San Vicente. O bloco afetado está localizado na área de Paraje Mandarina, próximo a Colônia Peperi.

Nesta quarta-feira, moradores da região da fronteira, e até mesmo da cidade de Itapiranga, relataram uma grande quantidade de fumaça e fuligem vindas com o vento, oriundas do incêndio florestal no país vizinho.

A área atingida pelo fogo não fica muito distante da fronteira, conforme retratado no mapa abaixo. Acesse a fonte das informações CLICANDO AQUI.

Foto: Rádio Onda Positiva / Google Maps

Rádio Onda Positiva FM, com informações Argentina Florestal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!