Odonto Top 728X90

Exportações do agronegócio registraram saldo positivo em 2020

De janeiro a outubro, o Brasil bateu recorde histórico ao exportar 85,8 bilhões de dólares

Por Redação Onda Positiva em 07/12/2020 às 14:01:31

Foto: Divulgação

O mercado internacional alcançou resultados positivos, de acordo com análise da superintendente de Relações Internacionais da CNA. De janeiro a outubro, o Brasil bateu recorde histórico ao exportar 85,8 bilhões de dólares, aumento de 5,7% no valor e 12,4% de volume.

"A cada 10 dólares exportados pelo Brasil, 5 foram do agronegócio", ressaltou Lígia Dutra ao destacar a soja como carro-chefe, com 58% das exportações. A China é o principal parceiro comercial, com a fatia de 30,8 bilhões de dólares, maior que a soma dos outros quatro destinos: União Europeia (13,7), Estados Unidos (5,6), Japão (2,1) e Coreia do Sul (1,8). "Esses cinco destinos respondem por 63% das exportações do agro brasileiro em 2020".

O Brasil também registrou aumento nas exportações no ano para a China, Indonésia, Tailândia, Turquia e Venezuela, porém teve queda concentrada para os Estados Unidos, México (-492 milhões de dólares em ambos) e Irã (-1,6 bilhões). Os números, segundo Lígia, mostram a importância do aumento do mercado asiático para o Brasil.

"Neste ano, nós abrimos mercados para 100 produtos do agronegócio em 30 países diferentes, especialmente no continente asiático. Isso mostra a importância de diversificar mercado, buscar novas oportunidades e aumentar as exportações. A gente tem que organizar as cadeias prioritárias no Brasil e vender mais, porque há possibilidades concretas para isso".

A superintendente da CNA informou que para 2021 a previsão da Organização Mundial do Comércio (OMC) é de retomada de mais de 7% na comercialização, o que traz otimismo ao setor.

Fonte: Ascom CNA

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A