Odonto Top 728X90

Anvisa autoriza uso emergencial de vacinas contra Covid-19

A Anvisa ressalta que poderá modificar, suspender ou cancelar a autorização temporária a qualquer momento

Por Redação Onda Positiva em 11/12/2020 às 08:27:02

Foto: Dado Ruvic/REUTERS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (10) a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19, mas estabeleceu regras para que empresas solicitem a autorização. Segundo o G1, a medida abre caminho para que empresas possam fazer esse pedido de emergência.

"A autorização de uso emergencial é um mecanismo que pode facilitar a disponibilização e o uso das vacinas contra Covid-19, ainda que não tenham sido avaliadas sob o crivo do registro, desde que cumpram com os requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia", disse Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa.

Segundo o G1, a Anvisa ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial e nem pedido de registro de vacinas. A agência também reforçou que esse pedido deve ser feito pela empresa.

"Qualquer autorização concedida pela Anvisa, qualquer anuência, só será feita diante de um pleito. A vacina só terá autorização de uso emergencial e experimental se houver o pleito realizado por alguma empresa", disse Soares.

A Anvisa ressalta que poderá modificar, suspender ou cancelar a autorização temporária a qualquer momento, com base em elementos técnicos e científicos. Quatro vacinas estão em testes de fase 3 no Brasil: a da Pfizer, a de Oxford, a da Johnson e a da Sinovac.

Fonte: G1/ClicRDC

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A