Odonto Top 728X90

Produção de soja no Brasil será mapeada por satélites

Tecnologia é essencial para que o País obtenha dados e informações sobre seu principal tipo de plantio

Por Redação Onda Positiva em 23/12/2020 às 13:21:13

Foto: Reprodução

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) se uniram para mapear toda a safra de soja no Brasil. Depois de trabalharem em conjunto analisando imagens de satélite de culturas como cana-de-açúcar, café e arroz, agora as instituições planejam usar a tecnologia em outro produto agrícola.

Durante um seminário virtual, o presidente da Conab, Guilherme Bastos, afirmou que o uso desse tipo de tecnologia é essencial para que o País obtenha dados e informações sobre seu principal tipo de plantio.

Segundo Bastos, um dos fatores que aumentam a dimensão do desafio de um mapeamento completo dos campos de soja é sua distribuição territorial. Mato Grosso, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul são os principais estados produtores de soja convencional, demonstram os dados do Instituto Soja Livre, mas não os únicos. Sendo assim, a distância entre as localizações acaba dificultando muito o rastreio de todos os produtores, o que pode ser facilitado com as imagens por satélite.

Conforme os dados apresentados pela Conab, a tecnologia foi capaz de rastrear 100% das plantações de cana em 2013 e 2014, 98,4% de café em 2019 e 97,5% de arroz irrigado em 2019 e 2020. Além da soja, espera-se mapear o plantio de milho durante a segunda safra de 2021.

Em declaração, o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana, fez questão de destacar todos os benefícios que o rastreamento via satélite das plantações de soja pode trazer para os produtores brasileiros nos próximos meses.

Para Santana, a geolocalização fornece as informações necessárias para aprimorar não só a etapa de produção mas também todo o sistema de logística e de armazenagem ligado ao agronegócio. Através das informações diárias fornecidas pelas imagens obtidas pela Conab é possível antecipar inclusive possíveis problemas climáticos ou perdas produtivas.

Fonte: Compre Rural

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A