Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

EDUCAÇÃO

Salas lotam e candidatos não conseguem fazer prova do Enem em SC

Eles terão de esperar pela reaplicação da prova que deve acontecer em fevereiro


Foto: Diorgenes Pandini/Diário Catarinense

Nem todos os candidatos inscritos no Enem 2020 conseguiram entrar nas salas de aula para realizar as provas neste domingo (17) em Santa Catarina. Os espaços lotaram e diversas pessoas ficaram do lado de fora sem poder fazer o exame. Elas terão de esperar para uma reaplicação da prova, que deve acontecer em fevereiro.

Os candidatos conseguiram entrar nos locais de prova dentro do horário preestabelcido, antes do fechamento dos portões, mas mesmo assim não puderam realizar as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Segundo a jovem Estela Campelo Silveira, de 18 anos, ela foi informada de que terá de pedir a reaplicação da prova no site do Inep.

"É chato, não é culpa minha, não fiz nada. Me preparei para a prova, vim aqui ficar no sol o tempo todo e agora a sala está lotada" - contou em meio as lágrimas.

A jovem faz cursinho há dois anos para fazer o Enem e tentar entrar no curso de Direito. Ela chegou cedo neste domingo ao Espaço Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

UFSC alertou sobre possibilidade de lotação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu uma nota na última sexta-feira em que afirma que concordou em ceder as salas de aula ao Inep para realização do Enem, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia do coronavírus. Segundo a universidade, a participação da UFSC se dá apenas em relação aos espaços físicos, sem envolvimento com detalhes operacionais ou protocolos de saúde.

Em nota, a univerisdade também explicou que deixou explícitas as condições que precisavam ser respeitadas para garantir a segurança dos candidatos e profissionais. Entre elas estava o número de alunos por sala limitado a, no máximo, 40% da capacidade dos espaços. De acordo com a UFSC, o Inep e a instituição responsável pela aplicação das provas distribuíram os participantes utilizando 80% da capacidade das salas.

Em 12 de janeiro, tão logo a informação chegou à Administração Central da UFSC, a Universidade enviou ofício às duas instituições solicitando que respeitassem o limite de 40%. Até o final da tarde desta sexta-feira, 15 de janeiro, não houve resposta - afirmou em nota.

A Defensoria Pública da União (DPU) afirma que o Inep mentiu sobre as medidas de segurança adotadas, já que manteve as salas com 80% de ocupação. O órgão chegou a entrar com ação para anular a decisão da Justiça Federal que manteve a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para este domingo.

Diário Catarinense

Enem Educação Sala de Aula Superlotação Santa Catarina

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!