Educação EDUCAÇÃO

Salas lotam e candidatos não conseguem fazer prova do Enem em SC

Eles terão de esperar pela reaplicação da prova que deve acontecer em fevereiro

Por Marcos Herbert - Dpto. Jornalismo

17/01/2021 às 17:25:33 - Atualizado h√°
Foto: Diorgenes Pandini/Diário Catarinense

Nem todos os candidatos inscritos no Enem 2020 conseguiram entrar nas salas de aula para realizar as provas neste domingo (17) em Santa Catarina. Os espaços lotaram e diversas pessoas ficaram do lado de fora sem poder fazer o exame. Elas terão de esperar para uma reaplicação da prova, que deve acontecer em fevereiro.

Os candidatos conseguiram entrar nos locais de prova dentro do hor√°rio preestabelcido, antes do fechamento dos port√Ķes, mas mesmo assim n√£o puderam realizar as provas de linguagens, ci√™ncias humanas e reda√ß√£o. Segundo a jovem Estela Campelo Silveira, de 18 anos, ela foi informada de que ter√° de pedir a reaplica√ß√£o da prova no site do Inep.

"É chato, n√£o é culpa minha, n√£o fiz nada. Me preparei para a prova, vim aqui ficar no sol o tempo todo e agora a sala est√° lotada" - contou em meio as l√°grimas.

A jovem faz cursinho h√° dois anos para fazer o Enem e tentar entrar no curso de Direito. Ela chegou cedo neste domingo ao Espa√ßo Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

UFSC alertou sobre possibilidade de lotação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu uma nota na última sexta-feira em que afirma que concordou em ceder as salas de aula ao Inep para realiza√ß√£o do Enem, mesmo diante das limita√ß√Ķes impostas pela pandemia do coronavírus. Segundo a universidade, a participa√ß√£o da UFSC se d√° apenas em rela√ß√£o aos espa√ßos físicos, sem envolvimento com detalhes operacionais ou protocolos de saúde.

Em nota, a univerisdade também explicou que deixou explícitas as condi√ß√Ķes que precisavam ser respeitadas para garantir a seguran√ßa dos candidatos e profissionais. Entre elas estava o número de alunos por sala limitado a, no m√°ximo, 40% da capacidade dos espa√ßos. De acordo com a UFSC, o Inep e a institui√ß√£o respons√°vel pela aplica√ß√£o das provas distribuíram os participantes utilizando 80% da capacidade das salas.

Em 12 de janeiro, t√£o logo a informa√ß√£o chegou à Administra√ß√£o Central da UFSC, a Universidade enviou ofício às duas institui√ß√Ķes solicitando que respeitassem o limite de 40%. Até o final da tarde desta sexta-feira, 15 de janeiro, n√£o houve resposta - afirmou em nota.

A Defensoria Pública da Uni√£o (DPU) afirma que o Inep mentiu sobre as medidas de seguran√ßa adotadas, j√° que manteve as salas com 80% de ocupa√ß√£o. O órg√£o chegou a entrar com a√ß√£o para anular a decis√£o da Justi√ßa Federal que manteve a realiza√ß√£o do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para este domingo.

Fonte: Di√°rio Catarinense
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2021 Rádio Onda Positiva FM 87.5 - Contato: [email protected]
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5