Odonto Top 728X90

Sofia Helena é sorteada e ganhará tratamento contra a AME

Grupo farmacêutico distribuirá o remédio Zolgensma para Sofia, medicamento considerado o mais caro do mundo

Por Redação Onda Positiva em 21/01/2021 às 23:05:59

Foto: Reprodução/Instagram

Em uma live no Instagram nesta quinta-feira (21), a famĂ­lia da menina Sofia Helena, portadora da doença Atrofia Muscular Espinhal (AME) informou que ela foi sorteada pelo grupo farmacĂȘutico Novartis para receber o remédio Zolgensma, considerado o medicamento mais caro do mundo, usado para tratar crianças com a AME.

"Foi uma notĂ­cia maravilhosa, a ficha ainda não caiu. Para nós, com certeza o dia 21 de janeiro de 2021 vai ficar na história, vai ficar marcado em nossas vidas", comemorou Silvana, mãe de Sofia Helena.

Silvana agradeceu as doações de todos e informou que o valor arrecadado até então pela campanha da Sofia Helena, serĂĄ doado para outras campanhas relacionadas a AME.

"A Vitória é de todos vocĂȘs também. Nós queremos que todos vocĂȘs sintam-se abraçados por nós. Estamos muito agradecidos porque cada um que doou fez parte desta história e agora com certeza vai ajudar muitas outras campanhas. O valor que a Sofia arrecadou até então, desde o começo nos frisamos, que o valor que a gente teria, caso ela fosse contemplada ou ganhasse na justiça, o valor que sobraria nos irĂ­amos doar para outras campanhas relacionadas a AME e é isso que vamos fazer", informou Silvana.

A AME

A AME é uma doença rara grave. Ela é causada pela alteração de uma proteĂ­na necessĂĄria para os neurônios ligados ao movimento dos mĂșsculos. A AME produz atrofia progressiva dos mĂșsculos, que dificulta a condição de movimentação destes pelos pacientes. A incidĂȘncia da doença é de 1 entre 10.000 nascidos vivos.

Medicamento Zolgensma

Em agosto de 2020, a AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa) publicou o registro do medicamento Zolgensma, usado para tratar crianças com AME. O tratamento é o mais caro do mundo e custa US$ 2,12 milhões, o equivalente a R$ 11,5 milhões.

A permissão da Anvisa contemplou o tratamento da forma mais grave da AME (tipo 1) em crianças de até dois anos. A autorização foi dada em carĂĄter excepcional, o que implica a realização de estudos adicionais acerca de sua eficĂĄcia. Na época, a empresa responsĂĄvel pelo Zolgensma, a Novartis assinou um termo de compromisso onde assumiu a obrigação de envio de anĂĄlises sobre a efetividade do tratamento e a promoção de ensaios clĂ­nicos com pacientes brasileiros.

Fonte: ClicRDC

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A