Odonto Top 728X90

Bolsonaro fala em redução de imposto e faz apelo aos caminhoneiros

Medidas visam enfraquecer o movimento grevista entre os caminhoneiros, que prometem uma paralisação para 1º de fevereiro

Por Redação Onda Positiva em 28/01/2021 às 13:19:55

Foto: Murilo Fagundes/Reprodução

O governo federal estuda reduzir as alíquotas de PIS e Cofins do óleo diesel para compensar o aumento do preço dos combustíveis e enfraquecer o movimento grevista entre os caminhoneiros, que prometem uma paralisação para 1Âș de fevereiro.

Na quarta (27), Jair Bolsonaro (sem partido) apelou para que os caminhoneiros não parem.

"Não façam isso que todos nós vamos perder. VocĂȘ vai causar um transtorno na economia, que nós estamos vivendo em uma época de pandemia", disse.

Nada concreto, contudo, foi anunciado sobre a redução de impostos do diesel. O presidente voltou a cobrar os governadores por um corte do ICMS sobre o combustível.

"Os impostos federais (PIS/Cofins), estamos prontos para zerar. A gente vai para o sacrifício, mas gostaria que o ICMS acompanhasse essa diminuição", declarou, após encontro com a equipe econômica para discutir medidas que possam aliviar o preço final do diesel.

Bolsonaro tentou esta estratégia no início do ano passado, sem sucesso. Antes da crise de covid-19 atingir em cheio o mercado de petróleo e combustíveis, reduzindo preços aqui e lĂĄ fora, o mercado nacional começava a sentir o efeito da valorização da commodity, o que acaba pesando nos consumidores.

"Para cada centavo no preço do diesel que porventura queremos diminuir do PIS/Cofins, equivale a R$ 800 milhões em algum lugar. Não é uma conta fĂĄcil de ser feita", avaliou o presidente.

Fonte: EBPR

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A