Odonto Top 728X90

Excesso de atividade física pode ser prejudicial, alerta médico

Excesso ou desempenho inadequado podem ter efeito reverso e causar complicações em quem pratica

Por Redação Onda Positiva em 20/02/2021 às 22:41:42

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Enquanto a vacina contra a covid-19 não chega para toda a população, quem continua firme no isolamento social tenta manter a forma com exercĂ­cios fĂ­sicos em casa. Porém, o excesso ou desempenho inadequado podem ter efeito reverso e causar complicações em quem pratica.

O alerta é do cirurgião vascular Calogero Presti, que explica que o controle na frequĂȘncia dos exercĂ­cios é fundamental para evitar lesões de mĂșsculos, tendões e articulações - e até mesmo fraturas ósseas de estresse e tendinites.

"ExercĂ­cio fĂ­sico saudĂĄvel, em geral, é aquele moderado, em dias alternados para a recuperação muscular, habitual e com frequĂȘncia de trĂȘs a quatro vezes por semana", destaca o médico, que também é membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

O especialista pontua que antes de iniciar qualquer tipo de treinamento fĂ­sico é aconselhĂĄvel que o paciente com doença vascular se submeta a um exame clĂ­nico e cardiológico para detectar e avaliar possĂ­veis comorbidades. Pois, caso seja necessĂĄrio, o preparador fĂ­sico, em conjunto com um médico, pode aconselhar o treinamento mais adequado para cada situação.

Doenças vasculares, como as varizes, pedem atenção especial durante a prĂĄtica esportiva. No caso de pacientes com insuficiĂȘncia venosa crônica, hĂĄ dificuldade de retorno sanguĂ­neo ao coração quando a pessoa se encontra parada, em pé ou sentada.

"Os exercĂ­cios mais indicados nessa situação são aqueles que promovem a contração e alongamento dos mĂșsculos das pernas, em especial as caminhadas, exercĂ­cios em esteira ou com bicicleta. A natação e a hidroginĂĄstica são particularmente Ășteis, pois facilitam o retorno venoso pela atenuação da gravidade quando dentro d"ĂĄgua, além de fortalecerem e alongarem os mĂșsculos", orienta Presti.

ExercĂ­cios fĂ­sicos intensos também podem causar rabdomiólise, ou seja, necrose muscular. Na maioria dos casos, ela ocorre quando o paciente inicia ou reinicia o treinamento fĂ­sico sem a supervisão de um educador. "O exercĂ­cio excessivo pode produzir edema das células musculares das extremidades e, como consequĂȘncia, a necrose dos mĂșsculos em graus variĂĄveis, o que ocasiona liberação da mioglobina (proteĂ­na muscular) no sangue", informa.

Grandes quantidades de mioglobina no sistema circulatório podem causar depósitos nos tĂșbulos renais, o que pode gerar insuficiĂȘncia e mau funcionamento dos órgãos. Em casos extremos, hemodiĂĄlise, perda dos rins ou até mesmo o óbito são possĂ­veis, explica o médico.

ExercĂ­cios em casa

Qualquer estĂ­mulo a atividades fĂ­sicas de vida diĂĄria como jardinagem, limpar e arrumar a casa, lavar louça, arrumar armĂĄrios, subir e descer escadas e dançar aumentam o gasto calórico, mantĂȘm a atividade muscular, evitam a obesidade e diminuem a depressão durante o distanciamento social, aconselha o especialista.

"Os pacientes com doenças vasculares periféricas se beneficiam muito dos exercĂ­cios aeróbicos, sendo aconselhĂĄvel caminhadas de 30 a 40 minutos 3 a 4 vezes por semana ao ar livre. O exercĂ­cio aeróbico pode ser realizado na mesma frequĂȘncia, com esteira ou bicicleta ergométrica em casa."

Segundo o médico, para os que permanecem em home office é aconselhĂĄvel interromper o tempo de permanĂȘncia no computador, intercalando 15 minutos de atividade fĂ­sica a cada 30 minutos de trabalho, movimentando os braços, as pernas, respirando livremente, andando ou fazendo alongamento.

"Quanto aos exercĂ­cios recomendados por seu médico ou educador fĂ­sico, não exagere na quantidade, intensidade e duração. A alta intensidade e o tempo de recuperação muscular e cardiovascular insuficientes podem ser prejudiciais ao sistema cardiovascular, à imunidade, provocar lesões musculares, articulares e tendinites", completa o médico.

Outra orientação do especialista é manter-se bem hidratado durante os exercĂ­cios e evitar fazĂȘ-los em ambientes quentes e pouco ventilados. Em caso de desconforto durante o exercĂ­cio, como cansaço excessivo, falta de ar, dor torĂĄcica e tonturas, interrompa os exercĂ­cios e procure orientação médica.

"A prĂĄtica de exercĂ­cios fĂ­sicos deve ser interrompida de imediato na presença de sintomas relacionados à covid-19 como febre, falta de ar, tosse seca e perda do olfato ou paladar", destaca o médico.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A