Odonto Top 728X90

Após votos da maioria, Ameosc orienta pelo retorno das aulas presenciais

Nos últimos 6 dias, o número de casos de Covid-19 cresceu 10% na região da Ameosc

Por Rádio Onda Positiva em 24/02/2021 às 14:06:30

Foto: Divulgação | Ameosc

A grave situação vivida pelo Extremo Oeste em meio à crescente dos casos de infectados e óbitos pelo CoronavĂ­rus (Sars-CoV-2) vem exigindo frequentes discussões entre os prefeitos da região. Na manhã desta quarta-feira, 24, os chefes dos Executivos dos municĂ­pios abrangidos pela Ameosc (Associação dos MunicĂ­pios do Extremo Oeste de Santa Catarina) se reuniram em assembleia virtual para discutir os encaminhamentos frente ao quadro extremamente preocupante.

A reunião teve também a participação da secretĂĄria de SaĂșde de Palma Sola e coordenadora do Colegiado Regional de SaĂșde da Ameosc, Débora Prevedello Durigon e do secretĂĄrio de Educação de Descanso e Coordenador do Colegiado de Educação, Maicon Rosin.

Durante a reunião, os gestores discutiram a possibilidade de retorno das aulas presenciais, previstas na assembleia da Ășltima semana para o dia 1Âș de março. Os prefeitos ressaltaram a importância da retomada das atividades presenciais, levando em consideração a interação social dos alunos e a melhoria do aprendizado. Cada prefeito apresentou a realidade de seu municĂ­pio, destacando um aumento de casos da Covid-19 nos Ășltimos dias. Em seguida, cada um manifestou seu voto com relação ao tema.

O presidente da Ameosc, prefeito de Princesa, Edilson Miguel Volkweis, explica que nove prefeitos votaram pelo retorno das aulas presenciais e oito votaram pelo não retorno. Dessa forma, ficou definido que cada municĂ­pio teria sua autonomia de decisão. "A orientação da Ameosc é pelo retorno as aulas no dia 1Âș, mas ficou em aberto para que cada municĂ­pio estudasse a sua realidade e adotasse a postura que julgar conveniente", explica.

Entenda a situação do hospital regional

HĂĄ semanas, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste - referĂȘncia para o atendimento de Covid-19 na região Extremo Oeste – vem registrando lotação mĂĄxima e falta de leitos de UTI. Frente a este quadro, os profissionais foram obrigados a improvisar leitos de UTI no Pronto Socorro da instituição hospitalar. A situação dramĂĄtica preocupa ainda mais levando em consideração a jĂĄ necessĂĄria medida de transferĂȘncia de pacientes para outras cidades catarinenses com vagas disponĂ­veis.

No Ășltimo domingo, 21, o secretĂĄrio de Estado da SaĂșde, André Motta Ribeiro, esteve em São Miguel do Oeste e anunciou a ampliação de 5 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Os leitos foram ativados na unidade ainda no inĂ­cio da semana passando de 18 para 23 leitos. Mesmo assim, o Hospital segue com ocupação de 100% na UTI. Outros quatro pacientes aguardam vagas na UTI.

Dados

Nos Ășltimos 6 dias, o nĂșmero de casos de Covid-19 cresceu 10% na região da Ameosc. JĂĄ os óbitos cresceram 11% no mesmo perĂ­odo. JĂĄ a média de Santa Catarian é de aumento de 3,9% de casos registrados e de 3,4% de óbitos.

Fonte: Ameosc

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A