Odonto Top 728X90

SC volta a ter mudanças no comércio e transporte; veja o que muda

Novas medidas restritivas estão valendo a partir desta quinta-feira (25), com validade de 15 dias

Por Redação Onda Positiva em 25/02/2021 às 07:44:51

Foto: Anderson Coelho/Arquivo ND

O governo de Santa Catarina publicou nesta quarta-feira (24) um novo decreto com medidas restritivas para tentar frear o aumento no número de casos da Covid-19 e lotação nas unidades de saúde do Estado desde o início de 2021. O ND+ antecipa quais serão as restrições que serão adotadas em Santa Catarina a partir desta semana.

O decreto foi publicado pelo Governo do Estado no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta quarta-feira (24). Porém, começa a valer a partir de quinta-feira (25), com prazo de 15 dias. Sendo assim, as regras devem ser mantidas até o dia 11 de março. As restrições foram definidas durante uma reunião entre o governo de Santa Catarina, prefeitos das 30 maiores cidades do Estado e das cidades do litoral, na última terça-feira (23), de forma remota.

Vale destacar, entre as medidas, a proibição do funcionamento de alguns tipos de comércios entre 0h e 5h59. Também está prevista a proibição do funcionamento durante o fim de semana em alguns casos. Os municípios catarinenses podem definir medidas mais restritivas do que as anunciadas pelo estado. Porém, nunca mais flexíveis.

Outra novidade é que as medidas foram definidas independente da classificação das regiões no mapa de risco da Covid-19.

Confira

  • Casas noturnas e de espetáculos: Proibido o funcionamento em todos os níveis de risco;
  • Venda de bebida alcoólica em postos de combustíveis e lojas de conveniência: Proibido a comercialização entre 24h e 6h em todos os níveis do mapa de risco.
  • Transporte urbano municipal, intermunicipal e interestadual: Redução do limite de funcionamento para 50% da capacidade do veículo, de passageiros sentados, em todos os níveis de risco;
  • Parques temáticos e zoológicos: Permitido apenas 25% da ocupação total em todos os níveis do mapa de risco;
  • Cinemas, teatros, circos e museus: Permitido apenas 25% da ocupação total em todos os níveis do mapa de risco;
  • Bares: Permitido apenas 25% da ocupação total em todos os níveis do mapa de risco;
  • Igrejas e templos religiosos: Permitido apenas 25% da ocupação total em todos os níveis do mapa de risco;
  • Eventos sociais: Também fica reduzido o funcionamento para 25% da ocupação total e horário de funcionamento somente entre 6h às 23h59 em todos os níveis de risco. A regra inclui modalidade drive-in, congressos, palestras e seminários. Assim como feiras, exposições e inaugurações;
  • Academias e centro de treinamento: Limitação do horário de funcionamento entre 6h às 23h59 em todos os níveis de risco do mapa de contágio da Covid-19. Está incluso também piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas, que também não poderão funcionar durante o sábado e domingo.
  • Shoppings e centros comerciais: Permitido o funcionamento apenas entre 6h às 23h59, em todos os níveis do mapa de risco;
  • Comércio de alimentos: Assim como para os cinemas, está permitido o funcionamento apenas entre 6h e 23h59, em todos os níveis do mapa de risco; O grupo inclui cafeterias, restaurantes, casas de chás, sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins;
  • Praias, faixa de areia, parques, praças e jardins botânicos e espaço público: Permitido a utilização somente sem aglomeração.

Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A