Sa√ļde DESRESPEITO

Segundo fim de semana de lockdown em SC tem 17 locais interditados e 15 pessoas presas

Cerca de 500 policiais militares est√£o focados nas a√ß√Ķes nas cidades com mais casos de coronav√≠rus

Por Marcos Herbert - Dpto. Jornalismo

08/03/2021 às 07:46:43 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação/PMSC

No segundo fim de semana com medidas restritivas em Santa Catarina, a Polícia Militar informou que realizou 3.517 fiscaliza√ß√Ķes entre sexta-feira, 5 de mar√ßo, e a tarde deste domingo (7). Neste período, 192 propriet√°rios de estabelecimentos foram notificados por irregularidades, 17 foram interditados e 15 pessoas foram presas.

As a√ß√Ķes ocorrem para fiscalizar o cumprimento do Decreto 1.172, publicado em 26 de fevereiro e que suspendia o funcionamento de servi√ßos n√£o essenciais das 23h de sexta-feira até as 6 horas de segunda-feira nos dois fins de semana seguintes à publica√ß√£o. O objetivo é desacelerar a curva de cont√°gio da doen√ßa em um momento de alta taxa de ocupa√ß√£o dos leitos clínicos e de UTI no Estado.

Para o trabalho de fiscaliza√ß√£o, Santa Catarina conta com um refor√ßo de 500 policiais militares, que, neste momento, est√£o atuando exclusivamente nesta fun√ß√£o. De acordo com o comando-geral da PM, a tropa est√° sendo empregada nos municípios que, juntos, concentram a maioria do número total de casos da doen√ßa no estado. O efetivo poder√° atuar de acordo com as necessidades apontadas pela √°rea da Saúde.

Na Polícia Militar, durante o segundo final de semana de restri√ß√Ķes, as a√ß√Ķes foram refor√ßadas com o servi√ßo de intelig√™ncia, identificando pessoas ou pequenos grupos que estariam organizando eventos e acabaram sendo desmobilizados de maneira antecipada pelos policiais. A integra√ß√£o das polícias militar rodovi√°ria e ambiental foi outra estratégia que ajudou a ampliar a capacidade de fiscaliza√ß√£o.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, o papel da popula√ß√£o também é fundamental.

— É muito importante que as pessoas estejam bem informadas e nos ajudem, passando informa√ß√Ķes. A participa√ß√£o da própria comunidade torna o nosso trabalho ainda mais efetivo — disse o comandante-geral.

A denúncias podem ser feitas pelos canais da PMSC, através do número 190 e por meio do aplicativo PMSC Cidad√£o, disponível nas plataformas IOS e Android.

Praias e casas noturnas tiveram fiscalização intensificada

Desde a sexta-feira, a Polícia Militar intensifica a fiscaliza√ß√£o em casas noturnas, inclusive com a interdi√ß√£o de estabelecimentos com reuni√£o de público. As praias — que também est√£o sob a vig√™ncia do decreto 1.172 — foram fiscalizadas pelos policiais, para coibir a circula√ß√£o e perman√™ncia de pessoas.

No primeiro fim de semana de fechamento dos servi√ßos n√£o essenciais em Santa Catarina foram instaurados 12 boletins de comunica√ß√£o de ocorr√™ncia policial, 338 de termo circunstanciado e 15 pris√Ķes. Ao todo, desde o dia 25 de fevereiro, até o momento, desde a publica√ß√£o do último decreto governamental, foram realizadas 18.482 fiscaliza√ß√Ķes, nas quais foram realizadas 54 interdi√ß√Ķes e 759 notifica√ß√Ķes.

Foram lavrados 890 termos circunstanciados e 38 pessoas foram presas em raz√£o do descumprimento das medidas restritivas, além de terem sido instaurados 65 Boletins de Ocorr√™ncia.

Fonte: DC
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2021 Rádio Onda Positiva FM 87.5 - Contato: [email protected]
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5