Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MEDIDAS RESTRITIVAS

Tribunal de Contas recomenda lockdown de 14 dias em Santa Catarina

Conselheiros entendem que estratégias adotadas pelo governo têm sido insuficientes para combater a pandemia


Foto: HRSP/Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado recomendou ao governador Carlos Moisés (PSL), nesta segunda-feira (8), o fechamento imediato dos serviços não essenciais por 14 dias consecutivos. O tribunal entende que as estratégias adotadas pelo Executivo no combate aos efeitos da pandemia têm sido insuficientes.

De acordo com o conselheiro Luiz Eduardo Cherem, responsável pela relatoria temática com abrangência sobre os atos administrativos do governo do Estado e dos municípios catarinenses relacionados ao combate à pandemia da Covid-19, as medidas têm se mostrado "incoerentes com o cenário apresentado e insensíveis quanto à preservação da vida".

Além do lockdown, o TCESC recomenda que sejam cumpridos os regramentos legais para garantir a ocupação máxima do transporte coletivo; que seja prestado apoio aos municípios com relação à fiscalização do isolamento social; que o Estado adote medidas efetivas para compra de mais vacinas; e que os professores sejam inseridos no grupo prioritário da vacinação.

Sugere, ainda, que seja estudada a possibilidade de fornecimento de auxílio financeiro e/ou benefício tributário aos impactados pelo possível fechamento das atividades não essenciais.

"Há necessidade de um esforço do setor econômico para que as pessoas possam manter suas atividades", afirmou o conselheiro, que acatou encaminhamento proposto pelo conselheiro César Filomeno Fontes, para implantação de barreiras sanitárias ao longo das rodovias catarinenses.

ND+ / Fábio Gadotti

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!