Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Consulado diz que China avança no combate ao coronavírus


Foto: Reuters/Eloisa Lopez/Direitos Reservados

De acordo com Li Yang, os cientistas chineses desenvolveram um rápido método para detectar esse vírus. Os resultados dos exames são divulgados de 8 a 15 minutos. Ao todo, são feitos, 100 mil testes por dia no recém construído centro de detecção do vírus.

"Os casos confirmados estão crescendo rapidamente. A razão que os casos confirmados crescem rapidamente é que a capacidade de testar as amostras está aumentando", disse.

De acordo com o último balanço divulgado pela China, há 17.205 casos de coronavírus confirmados e 361 mortes pelo vírus. Outras 475 pessoas foram curadas e receberam alta hospitalar. Ao todo, 146 casos foram detectados fora da China e uma morte ocorreu fora do território chinês.

Retorno de brasileiros

Segundo Li Yang, a China ainda não foi comunicada oficialmente da decisão de retirar os brasileiros de Wuhan, região mais afetada pelo vírus. Ontem, o governo brasileiro anunciou que irá repatriar os brasileiros.

Li Yang fez um apelo dizendo que se o Brasil e demais países decidirem pela repatriação de seus cidadãos, há uma risco de que o vírus se espalhe. "Se o Brasil tomar a decisão de tirar os cidadãos de Wuhan, o governo chinês vai mostrar respeito completo e dar apoio completo. Mas, peço que o governo e o povo brasileiro considerem uma coisa: retirar os habitantes de Wuhan, é um benefício para a saúde do povo brasileiro?"

De acordo com os dados divulgados pelo cônsul-geral, atualmente, pessoas de mais de 100 países estão na China. Foram confirmados, entre os estrangeiros, 16 casos de coronavírus. Não houve morte de estrangeiro pelo vírus.

"A parte chinesa é responsável pelo risco e despesa de curar os pacientes estrangeiros. Tudo isto comprova que a China obteve resultados positivos na proteção dos estrangeiros", diz.

De acordo com o governo brasileiro, para evitar que o vírus se propague no Brasil, assim que chegarem em território nacional, os brasileiros que vierem da região deverão ser submetidos a um período de quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.

Fake news

Li Yang também disse que diversas notícias falsas têm sido divulgada, como o vírus ser uma estratégia para uma guerra biológica ou mesmo uma ação do governo chinês para frear manifestações internas. "Existem muitos rumores, espero que os jornalistas saibam identificar e nos ajudem a esclarecer os rumores".

Agência Brasil

Saúde Coronavírus Vacina China Fase Final Li Yang

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!