Odonto Top 1230x152

Consulado diz que China avança no combate ao coronavírus

Por Rádio Onda Positiva em 03/02/2020 às 18:43:06
Foto: Reuters/Eloisa Lopez/Direitos Reservados

Foto: Reuters/Eloisa Lopez/Direitos Reservados

De acordo com Li Yang, os cientistas chineses desenvolveram um r√°pido método para detectar esse v√≠rus. Os resultados dos exames s√£o divulgados de 8 a 15 minutos. Ao todo, s√£o feitos, 100 mil testes por dia no recém constru√≠do centro de detec√ß√£o do v√≠rus.

"Os casos confirmados est√£o crescendo rapidamente. A raz√£o que os casos confirmados crescem rapidamente é que a capacidade de testar as amostras est√° aumentando", disse.

De acordo com o √ļltimo balan√ßo divulgado pela China, h√° 17.205 casos de coronav√≠rus confirmados e 361 mortes pelo v√≠rus. Outras 475 pessoas foram curadas e receberam alta hospitalar. Ao todo, 146 casos foram detectados fora da China e uma morte ocorreu fora do território chin√™s.

Retorno de brasileiros

Segundo Li Yang, a China ainda não foi comunicada oficialmente da decisão de retirar os brasileiros de Wuhan, região mais afetada pelo vírus. Ontem, o governo brasileiro anunciou que irá repatriar os brasileiros.

Li Yang fez um apelo dizendo que se o Brasil e demais pa√≠ses decidirem pela repatria√ß√£o de seus cidad√£os, h√° uma risco de que o v√≠rus se espalhe. "Se o Brasil tomar a decis√£o de tirar os cidad√£os de Wuhan, o governo chin√™s vai mostrar respeito completo e dar apoio completo. Mas, pe√ßo que o governo e o povo brasileiro considerem uma coisa: retirar os habitantes de Wuhan, é um benef√≠cio para a sa√ļde do povo brasileiro?"

De acordo com os dados divulgados pelo c√īnsul-geral, atualmente, pessoas de mais de 100 pa√≠ses est√£o na China. Foram confirmados, entre os estrangeiros, 16 casos de coronav√≠rus. N√£o houve morte de estrangeiro pelo v√≠rus.

"A parte chinesa é respons√°vel pelo risco e despesa de curar os pacientes estrangeiros. Tudo isto comprova que a China obteve resultados positivos na prote√ß√£o dos estrangeiros", diz.

De acordo com o governo brasileiro, para evitar que o v√≠rus se propague no Brasil, assim que chegarem em território nacional, os brasileiros que vierem da regi√£o dever√£o ser submetidos a um per√≠odo de quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orienta√ß√£o do Ministério da Sa√ļde.

Fake news

Li Yang também disse que diversas not√≠cias falsas t√™m sido divulgada, como o v√≠rus ser uma estratégia para uma guerra biológica ou mesmo uma a√ß√£o do governo chin√™s para frear manifesta√ß√Ķes internas. "Existem muitos rumores, espero que os jornalistas saibam identificar e nos ajudem a esclarecer os rumores".

Fonte: Agência Brasil

SIM Supermercados - 1230x152

Coment√°rios