Odonto Top 728X90

PF abre inquérito para investigar secretário de Comunicação de Bolsonaro, Fábio Wajngarten

Por Rádio Onda Positiva em 04/02/2020 às 18:32:41

Foto: Anderson Riedel

A PolĂ­cia Federal abriu inquérito para investigar supostas irregularidades cometidas pelo secretĂĄrio de Comunicação Social da PresidĂȘncia da RepĂșblica, FĂĄbio Wajngarten.

O inquérito, que vai correr sob sigilo, foi aberto na SuperintendĂȘncia da PolĂ­cia Federal na Ășltima sexta-feira (31). A informação, publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pela TV Globo, é de que o pedido foi feito pelo procurador Frederick Lustoza, do Ministério PĂșblico Federal (MPF) em BrasĂ­lia.

O objetivo, segundo o procurador, é investigar indĂ­cios de corrupção, peculato (apropriação de recursos pĂșblicos) e advocacia administrativa, que é quando o gestor usa cargo pĂșblico para defender interesses privados.

Em nota, Wajngarten afirmou que a abertura de inquérito é "mais um passo na rotina do processo de investigação", e que terĂĄ oportunidade de provar que não cometeu qualquer irregularidade.

"Como serĂĄ comprovado, não hĂĄ qualquer relação entre a liberação de verbas publicitĂĄrias do governo e os contratos da empresa FW Comunicação – da qual me afastei conforme a legislação determina – que são anteriores à minha nomeação para o cargo, como pode ser atestado em cartório", diz.

Desde janeiro, a "Folha" vem publicando reportagens que apontam possĂ­vel conflito de interesses envolvendo o secretĂĄrio de Comunicação. FĂĄbio Wajngarten tem uma empresa de mĂ­dia que presta serviços a emissoras de TV e agĂȘncias de publicidade.

Essas empresas que contratam a firma de Wajngarten, segundo as reportagens, também tĂȘm contratos com a Secretaria de Comunicação. Wajngarten foi nomeado para o cargo em abril do ano passado.

A "Folha" diz também que Wajngarten omitiu informações sobre a empresa à Comissão de Ética PĂșblica da PresidĂȘncia da RepĂșblica.

Ao assumir o cargo, segundo o jornal, ele afirmou ao colegiado que não tinha exercido, nos 12 meses anteriores, atividades em "ĂĄrea ou matéria afins às atribuições pĂșblicas, que possam gerar conflito de interesses." O documento foi obtido e divulgado pela "Folha".

O que diz o citado

"A abertura de inquérito pela PolĂ­cia Federal é mais um passo na rotina do processo de investigação solicitado pelo Ministério PĂșblico Federal do Distrito Federal em 28 de janeiro passado.

SerĂĄ a oportunidade que terei para provar que não cometi qualquer irregularidade na minha gestão à frente da Secretaria Especial de Comunicação da PresidĂȘncia da RepĂșblica (Secom) desde abril do ano passado.

Como serĂĄ comprovado, não hĂĄ qualquer relação entre a liberação de verbas publicitĂĄrias do governo e os contratos da empresa FW Comunicação – da qual me afastei conforme a legislação determina – que são anteriores à minha nomeação para o cargo, como pode ser atestado em cartório.

Tenho um nome a zelar, um trabalho de mais de 20 anos no mercado, o seu respeito e reconhecimento.

Confio no trabalho da PolĂ­cia Federal e na decisão do Ministério PĂșblico Federal do Distrito Federal."

Fonte: G1

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A