Sa√ļde PANDEMIA

Primeiro caso de reinfecção por Covid-19 é confirmado em Santa Catarina

Paciente testou positivo para a Covid-19 em setembro de 2020 e, novamente, em fevereiro de 2021

Por Marcos Herbert - Dpto. Jornalismo

07/04/2021 às 07:40:11 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

A Diretoria de Vigil√Ęncia Epidemiológica (Dive/SC) confirmou, ontem (6), o primeiro caso de reinfec√ß√£o por coronavírus em Santa Catarina. Até o momento, j√° foram notificados 35 casos de reinfec√ß√£o no Estado, sendo 21 descartados e 13 aguardando resultado.

O caso foi confirmado laboratorialmente em 31 de mar√ßo pela Funda√ß√£o Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, laboratório de refer√™ncia para Santa Catarina. É considerado caso suspeito de reinfec√ß√£o o indivíduo com dois resultados positivos por meio da técnica de RTq-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infec√ß√£o respiratória, independentemente da condi√ß√£o clínica observada.

O paciente com caso de reinfec√ß√£o comprovada tem 30 anos, é morador de Lages e n√£o tem histórico de viagens. Ele teve teste positivo em setembro de 2020 e uma segunda infec√ß√£o confirmada em fevereiro de 2021.

Na primeira infec√ß√£o, foi identificada a linhagem B.1.1.28 e, na segunda, a Variante de Preocupa√ß√£o (VOC) P.1 do SARS-CoV-2, conhecida como a variante brasileira. O diretor da Vigil√Ęncia Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Jo√£o Augusto Brancher Fuck, refor√ßa que os cuidados de preven√ß√£o à COVID-19 devem ser mantidos por toda popula√ß√£o catarinense.

"Para redu√ß√£o da transmiss√£o do coronavírus as medidas de precau√ß√£o devem seguir. O uso de m√°scaras, higieniza√ß√£o frequente das m√£os com √°gua e sab√£o ou √°lcool gel 70% e distanciamento social s√£o medidas eficazes para nossa prote√ß√£o", afirma o diretor.

Fonte: ND+
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2021 Rádio Onda Positiva FM 87.5 - Contato: [email protected]
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5