Odonto Top 728X90

Matriz de Risco aponta a volta de todas as regiões para o nível gravíssimo

Dados foram divulgados pelo Governo do Estado

Por Rádio Onda Positiva em 18/04/2021 às 09:09:45

Foto: Divulgação

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sĂĄbado, 17, pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da SaĂșde (SES) classificou todas as 16 regiões catarinenses em alerta gravĂ­ssimo (cor vermelha) para transmissão do novo coronavĂ­rus.

No Ășltimo boletim, divulgado em 10 de abril, as regiões CarbonĂ­fera, Extremo-Sul Catarinense, Foz do Rio ItajaĂ­ e Grande Florianópolis estavam classificadas para o nĂ­vel grave. Todas as 16 regiões catarinenses apresentaram nota quatro, o nĂ­vel mais elevado, na dimensão de Capacidade de Atenção, que é aquela que aponta a ocupação de leitos hospitalares.

A atualização do risco potencial das regiões do estado para a próxima semana demonstra que todas as 16 regiões de saĂșde do Estado estão classificadas com risco gravĂ­ssimo.

Isso evidencia que todo o estado permanece em alerta mĂĄximo em relação ao novo coronavĂ­rus, principalmente em relação à capacidade de atenção, com todas as regiões apresentando leitos de UTI adulto reservado para Covid-19 operando em sua capacidade mĂĄxima, próximo aos 100% de ocupação.

As regiões CarbonĂ­fera, Extremo-Sul Catarinense, Grande Florianópolis e Foz do Rio ItajaĂ­, que na semana passada estavam classificadas em nĂ­vel grave, passaram para o nĂ­vel gravĂ­ssimo, principalmente por conta das mudanças na dimensão da transmissibilidade.

Este aumento da transmissibilidade nestas regiões reflete um aumento no nĂșmero de casos ativos detectados na Ășltima semana, podendo ser explicado, em parte, por uma possĂ­vel redução na adesão das medidas de distanciamento social.

Foi observada uma redução de 25% na média móvel de óbitos por Covid-19 nos Ășltimos 14 dias, e uma redução de 19% nos Ășltimos 7 dias.

JĂĄ em relação aos casos ativos, observa-se uma redução de 26% na média móvel dos Ășltimos 14 dias, e uma estabilização nos Ășltimos 7 dias.

Embora tenha sido observada uma redução na média móvel de óbitos por Covid-19 além de uma desaceleração na taxa de crescimento do nĂșmero de casos ativos, a melhora nesses indicadores não foi suficiente impactar na avaliação de risco potencial estabelecida pela Matriz regionalizada, uma vez que é a mesma composta por um conjunto de indicadores que são avaliados em separado para cada região.

Além disso, a estabilização no nĂșmero de casos ativos observada em todo o Estado nos Ășltimos 7 dias, permanecendo em um patamar elevado, contribuiu para a manutenção do nĂ­vel gravĂ­ssimo em todas as regiões.

Vale ressaltar que tem tido bastante peso na avaliação da matriz a ocupação dos leitos de UTI-Covid, que tem estado próximo de 100% em todas as regiões do Estado, algumas inclusive com fila de espera por leitos, além do nĂșmero de casos ativos e infectantes, que ainda se encontra elevado em todas as regiões.

Desta forma, a Secretaria de Estado da SaĂșde reitera a toda a sociedade catarinense a importância da intensificação da medidas de prevenção (uso da mĂĄscara, distanciamento social, evitar aglomerações e lavagem frequente das mãos), além do trabalho intensivo que vem sendo sendo feito pelos municĂ­pios tanto nas ações de fiscalização do cumprimento das medidas de distanciamento social, quanto do aumento da cobertura vacinal.

As estratégias empregadas pelos municĂ­pios que buscam vacinar o maior contingente possĂ­vel de pessoas no menor espaço de tempo, tanto por meio da busca ativa, quanto por meio de postos itinerantes, são essenciais para promover uma ampla proteção da população contra a Covid-19, tanto na aplicação da primeira dose quanto na aplicação da segunda dose.

Fonte: Ascom Governo do Estado

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A