Sa√ļde DOA√á√ÉO

Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques

Para garantir a segurança, a coleta está funcionando com horário agendado

Por Clara Luísa Kessler - Dpto. Jornalismo

20/04/2021 às 17:08:08 - Atualizado h√°
Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom
O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) est√° com os estoques de sangue em n√≠veis de alerta e refor√ßa a necessidade de doa√ß√Ķes, especialmente dos tipos A+, A-, O+ e O-.

Para garantir a seguran√ßa de todos, a coleta est√° funcionando com hor√°rio agendado previamente. A assessora técnica da institui√ß√£o, Michelen Debiasi Ghedin, explicou que a necessidade de transfus√Ķes pelos hospitais e cl√≠nicas se mantém, independentemente da pandemia. E, além das cirurgias de emerg√™ncia, h√° os atendimentos devido a acidentes de tr√Ęnsito e de trabalho, viol√™ncia urbana, entre outros.

Conforme Michelen, o agravamento no n√ļmero de casos de coronav√≠rus nos √ļltimos meses contribuiu para a diminui√ß√£o do fluxo de doadores, j√° que aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ou contra√≠ram o v√≠rus ficam inaptos para a doa√ß√£o por 14 ou 30 dias, respectivamente.

"Isso implica na manuten√ß√£o dos estoques em n√≠veis adequados. Estamos vivendo um momento muito dif√≠cil no controle dos estoques sangu√≠neos. Uma √ļnica doa√ß√£o pode salvar v√°rias vidas, por isso pedimos para que as pessoas procurem o Hemosc e doem sangue", refor√ßou.

Atendimento com hora marcada

A doação de sangue está funcionando com horário agendado previamente, que pode ser por telefone ou diretamente no site.

Para a seguran√ßa dos doadores, o Hemosc adotou v√°rias medidas de preven√ß√£o nesta época de pandemia, como por exemplo, a readequa√ß√£o do espa√ßo, aferi√ß√£o de temperatura e lavagem das m√£os na entrada dos hemocentros e a intensifica√ß√£o da higieniza√ß√£o em cada etapa do processo.

Quem pode doar

Para ser um doador é preciso estar em boas condi√ß√Ķes de sa√ļde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos dever√£o estar acompanhados por um respons√°vel legal) e pesar mais de 50 quilos. N√£o é necess√°rio jejum, mas é recomend√°vel uma alimenta√ß√£o sem gordura nas quatro horas antes da doa√ß√£o
Fonte: Ascom / Governo do Estado
Comunicar erro
Rádio Onda Positiva FM 87.5

© 2021 Rádio Onda Positiva FM 87.5 - Contato: [email protected]
Rua Dourado, S/N Bairro Alvorada Itapiranga/SC - Telefone: (49) 3678-8888

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rádio Onda Positiva FM 87.5