Odonto Top 728X90

Vacinação de professores contra a Covid-19 deve começar em maio em SC

A previsão foi feita pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro

Por Rádio Onda Positiva em 22/04/2021 às 17:02:50

Foto: Júlio Cavalheiro/Secom/

Os professores que atuam em Santa Catarina devem começar a ser vacinados contra a Covid-19 no mês de maio. A previsão foi feita pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, nesta quarta-feira, 21.

"Pelo volume de vacinas que vem chegando, estamos esperançosos de que, na primeira quinzena de maio, nós começamos a aplicação na Educação catarinense", projetou o secretário.

O plano de vacinação apresentado pela SED (Secretaria de Estado da Educação) na terça-feira, 20, diz que a aplicação dos imunizantes nos profissionais de Educação deve seguir uma escala de prioridade. Sendo assim, serão vacinados primeiro os que possuem maior risco de contágio da Covid-19.

Prioridade na vacinação

Os primeiros a receberem as vacinas serão os profissionais que atuam de forma presencial na Educação Infantil.

"Temos indicadores de que o grupo de vulnerabilidade começa na Educação Infantil porque não tem barreira. Crianças de 0 a 3 anos não usam máscara. Tem que pegar no colo. Depois vem a Educação Especial e assim, sucessivamente, até chegar ao último estágio, que é o Superior.", explicou.

O secretário acrescentou que a vacinação será destinada a todos os profissionais que atuam na unidade escolar. Portanto, serão imunizadas pessoas que atuam na limpeza, alimentação, setor administrativo, pedagógico, entre outros.

Coleta de dados

Um formulário foi desenvolvido para coletar os dados dos profissionais de cada instituição. A expectativa é de que o cadastramento comece na próxima segunda, 26, e seja concluído até o fim de abril. Em seguida, a equipe responsável deve organizar as respostas e encaminhar a quantidade total de cada grupo. Após isso, uma cópia da listagem final dos trabalhadores da educação que devem receber as vacinas será encaminhada para às equipes de vacinação de cada município.

"Esse processo é necessário para incluir informações de todos os profissionais que atuam na escola, como vigilantes e serventes, que não estão incluídos nos dados do Censo Escolar", afirma o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Confira a ordem dos profissionais da educação que receberão a vacina:

1º grupo – Profissionais que atuam no atendimento presencial

Educação Infantil (professores e auxiliares)

Educação Especial

Equipe técnica, administrativa e pedagógica (gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência)

Ensino Fundamental (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras)

Ensino Médio (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras)

Ensino Superior

2º grupo – Profissionais que atuam em Atividade Remota (mesmas etapas de ensino da lista acima)

Profissionais que são do Grupo de Risco para a Covid-19

Profissionais que atuam em atividade remota, EAD ou similares

Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A