Odonto Top 728X90

Em decreto, governo altera definição de agricultor familiar

Alterações têm impacto na definição dos agricultores que podem acessar o Pronaf

Por Redação Onda Positiva em 27/04/2021 às 07:15:28

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um decreto editado na segunda-feira (26) pelo presidente da RepĂșblica deve contribuir para o aumento da participação de agricultores familiares em polĂ­ticas pĂșblicas direcionadas a empreendimentos familiares rurais.

A norma altera o Decreto nÂș 9.064, de 31 de maio de 2017, que dispõe sobre unidades familiares de produção agrĂĄria e altera os conceitos de empreendimento familiar rural, cooperativa singular da agricultura familiar, cooperativa central da agricultura familiar e associação da agricultura familiar.

O decreto editado hoje altera os percentuais mĂ­nimos exigidos para um empreendimento familiar rural apresentar-se como tal. Segundo o governo, o decreto dĂĄ redação mais clara a conceitos relacionados a figuras referentes à agricultura familiar. A ideia é facilitar o enquadramento das formas de organização da agricultura familiar.

As alterações tĂȘm impacto na definição dos agricultores familiares que podem ter acesso à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Tal declaração serĂĄ substituĂ­da pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), quando este estiver totalmente implementado.

"O objetivo da alteração pretendida é ampliar a participação de agricultores familiares em programas e ações governamentais destinados a atender às formas associativas desse pĂșblico-alvo, organizadas em pessoas jurĂ­dicas", esclarece o governo.

Segundo a Secretaria-Geral da PresidĂȘncia da RepĂșblica, o decreto de 2017 apresentava "imprecisões na redação original e potenciais controvérsias administrativas e jurĂ­dicas", por não trazer conexão entre o seu texto e as normas infralegais editadas pelo Ministério da Agricultura, PecuĂĄria e Abastecimento após esse perĂ­odo. Normas infralegais não impõem direitos, nem trazem garantias, podendo ser editadas pelo governo federal sem passar pelo Congresso Nacional.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A