Odonto Top 728X90

CPI aprova convocação de nove governadores e novos depoimentos de Pazuello e Queiroga

Aval para que gestores estaduais compareçam ao colegiado atende a pedido de governistas

Por Redação Onda Positiva em 26/05/2021 às 15:07:26

Foto: Agência Senado/Divulgação

A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira (26) a reconvocação do ex-ministro da SaĂșde Eduardo Pazuello e do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Os depoimentos ainda serão agendados.

A comissão aprovou ainda a convocação de nove governadores e de um ex-governador para prestarem depoimento. Serão chamados os chefes dos Executivos de Amazonas (Wilson Lima), ParĂĄ (Helder Barbalho), Distrito Federal (Ibaneis Rocha), Tocantins (Mauro Carlesse), Santa Catarina (Carlos Moisés), Roraima (Antonio Denarium), AmapĂĄ (Waldez Góes), Rondônia (Marcos Rocha) e PiauĂ­ (Wellington Dias), além do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel — cassado do cargo após um processo de impeachment.

O aval da comissão para que esses gestores compareçam ao colegiado atende a pedido de governistas, que desde o inĂ­cio dos trabalhos tentam direcionar o foco da CPI na apuração do destino de recursos federais repassados a Estados e municĂ­pios para combate à pandemia.

JĂĄ o retorno de Pazuello vem após a participação do general em ato pĂșblico em favor do presidente Jair Bolsonaro, no Ășltimo domingo (23), no Rio de Janeiro, e depois do depoimento, na terça-feira (25), da secretĂĄria do Ministério da SaĂșde Mayra Pinheiro, que contrariou o que o ex-ministro afirmou na semana passada sobre a crise provocada pela covid-19 no Amazonas.

Aos senadores, Mayra afirmou que o ex-ministro da SaĂșde soube do desabastecimento de oxigĂȘnio em Manaus no dia 8 de janeiro. À CPI, Pazuello afirmou que foi informado apenas na noite do dia 10 de janeiro.

Os membros do colegiado aprovaram, também na reunião desta quarta, a convocação de Arthur Weintraub, ex-assessor da PresidĂȘncia da RepĂșblica; Carlos Wizard, empresĂĄrio que trabalhou um mĂȘs gratuitamente e sem contrato para o Ministério da SaĂșde; e de Filipe Martins, assessor internacional da PresidĂȘncia da RepĂșblica.

Pedido para convocar Bolsonaro

Na sessão, os senadores também bateram boca sobre o pedido de convocação do presidente Jair Bolsonaro, apresentado pelo vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O fato de Randolfe ter protocolado o requerimento no dia que os senadores avaliaram a convocação de gestores estaduais e municipais foi visto pelos governistas como uma manobra.

A justificativa de Randolfe é de que, ao convocar governadores e prefeitos, a CPI estaria abrindo precedente que dĂĄ aval para o presidente da RepĂșblica também ser chamado.

— Pedido de convocação de Bolsonaro se revelou estratégia para não convocarmos governadores. Esse requerimento (convocar Bolsonaro) vai em afronta total ao princĂ­pio de separação dos poderes — disse o senador aliado do governo Marcos Rogério (DEM-RO).

— Vedações da Constituição e regimento valem para presidente da RepĂșblica e governadores. Se abrimos precedente (ao convocar governadores), que seja para todos —rebateu Randolfe.

Fonte: GaĂșcha/ZH

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A