Odonto Top 728X90

Quarta morte por dengue em Santa Catarina acende alerta

O ano de 2021 registra recorde de casos da doença no Estado

Por Redação Onda Positiva em 04/06/2021 às 08:48:14

Foto: Secom/Divulgação

A Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) confirmou a quarta morte por dengue em Santa Catarina. O caso foi registrado em Camboriú, no Litoral Norte do Estado. A vítima, de 49 anos, morreu no dia 24 de maio em decorrência das complicações causadas pela doença.

O caso já fora confirmado pela Vigilância Sanitária de Camboriú, no dia 26. A reportagem conta com informações da Dive/SC.

Recorde de casos

O ano de 2021 registra também o recorde de casos da doença no Estado. Até o momento foram confirmados 9.839 casos no estado, sendo que no mesmo período em 2020, haviam sido confirmados 9.133 casos.

A taxa representa um aumento de 8% no número de casos confirmados comparado com o ano passado. São três municípios em situação de epidemia pela doença: Joinville, Santa Helena e Navegantes.

Prevenção

Para João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive/SC, a principal forma de prevenir as doenças é eliminar locais que possam acumular água. As Secretarias de Saúde municipais devem estar atenta ao avanço dos casos e "realizar o manejo clínico correto".

Principais sintomas

febre;

dor de cabeça;

dores musculares e nas articulações;

dor atrás dos olhos;

manchas vermelhas na pele;

Podem ocorrer também náuseas e vômitos.

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Além de dengue, o mosquito também transmite zika e chikungunya.

A fêmea deposita até 100 ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água. Ela escolhe mais de um local para realizar cada postura, o que garante maior sucesso reprodutivo, ou seja, podem nascer insetos de vários recipientes no mesmo ambiente. Nesses locais os ovos podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente. O mosquito adulto surge num ciclo de, aproximadamente, 7 dias.

"Por isso a importância de que cada um observe o seu ambiente ao menos uma vez por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Não esquecer de inspecionar caixas d"água, galões, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo, bandejas de ar-condicionado, entre outros", finaliza Ivânia Folster, gerente de zoonoses do órgão.

Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A