Odonto Top 728X90

Saiba como funciona a vacina da Janssen que chegou ao Brasil

Imunizante contra a Covid-19 é o único aplicado em dose única

Por Rádio Onda Positiva em 22/06/2021 às 17:26:36

Foto: Fotógrafo/Agência Brasil/ND

A vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório Janssen, da farmacêutica da Johnson & Johnson, é a única a ser administrada em apenas uma dose. O imunizante apresenta 66,9% de eficácia para proteger contra casos leves e moderados e 76,7% para casos graves.

O imunizante já recebeu da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a aprovação para uso emergencial no Brasil e pode ser aplicada em pessoas com mais de 18 anos de idade. A pediatra Flávia Bravo, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), explica que são os testes clínicos que definem em quantas doses um imunizante precisa ser aplicado para provocar uma resposta imunológica do organismo.

No caso da vacina da Johnson, foi verificado que com apenas uma dose ele já atingia a eficácia necessária para sua aprovação de uso, que é de no mínimo 50%, de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Não há motivo para a escolha de vacinas, não significa que a da Johnson é melhor porque ela tem uma dose só, isso quer dizer que ela ficou equivalente às demais. Uma vacina de dose única facilita demais campanhas públicas de vacinação", afirma a especialista.

O Ministério da Saúde negociou a compra de 38 milhões de doses da vacina, que chegariam apenas no terceiro trimestre, mas a pasta conseguiu antecipar 1,5 milhão de doses, que devem desembarcar no país nesta terça, 22. A expectativa era de antecipação de 3 milhões de doses, que chegariam na semana passada, mas o envio ao Brasil foi adiado.

Tecnologia

Assim como a Sputnik V e a vacina da Astrazeneca, o imunizante da Johnson é produzido por meio da tecnologia de adenovírus humano como vetor. Neste caso, é usado um adenovírus que causa resfriado comum que, ao ser modificado para desenvolver a vacina, não se replica e não causa resfriado.

Conforme descrito pela Janssen, um pedaço da proteína S do coronavírus é colocado dentro do adenovírus, que funciona como um transportador. Quando a pessoa recebe o imunizante, o corpo inicia um processo de defesa e produz anticorpos contra aquele invasor, o que cria uma memória no corpo contra o coronavírus.

No Brasil, o imunizante está na terceira e última fase de testes, com 8.822 voluntários. O laboratório responsável também recebeu a autorização para testar o imunizante em bebês, crianças, adolescentes e grávidas, segundo a Anvisa.

Em janeiro deste ano, a agência regulatória recebeu a notificação de um evento adverso grave envolvendo um voluntário dos testes, mas, segundo a Anvisa, o evento foi avaliado pelo investigador e pela companhia como não relacionado à vacina.


Fonte: R7

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A