Neve é registrada em Santa Catarina pela primeira vez em 2021

Fenômeno foi registrado em São Joaquim e Água Doce

Foto: Mycchel Legnahi/São Joaquim Online

Foto: Mycchel Legnahi/São Joaquim Online

Santa Catarina registrou neve pela primeira vez no ano na manhã desta segunda-feira, 28. O fenômeno ocorreu no interior de São Joaquim, na Serra catarinense, e em Água Doce, no Oeste, por volta das 8h 30m. A informação foi confirmada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.

Além do fenômeno, houve registro também de chuva congelada nas cidades de Bom Jardim da Serra, Urubici e Lages, municípios da região serrana, e Abelardo Luz, no Oeste.

Em São Joaquim, por volta das 6h a mínima chegou a 1,6ºC. Já Urupema, a menor temperatura registrada foi - 0,11ºC, às 9h. Ao longo do dia, a expectativa é de que os termômetros registrem marcas ainda menores. Com isso, a condição de neve persiste até a madrugada de terça-feira, 29.

Em Urupema, a moradora Evilin Cristini registrou chuva congelada nesta manhã. Já em Água Doce, no Oeste catarinense, Tarsila De Mello Tasca também viu o fenômeno na propriedade em que mora.

Tempo em Santa Catarina

A previsão do tempo aponta que a presença de uma frente fria causa nebulosidade e provoca o declínio nas temperaturas nesta segunda em todas as cidades catarinenses. Nesta tarde, as máximas não devem passar dos 5ºC na Serra e no Meio-Oeste.

Na terça-feira, 29, as temperaturas caem ainda mais. A mínimas chegam aos -7ºC na Serra. Já Oeste, os termômetros ficam próximo de - 3ºC. Já na quarta-feira, 30, o sol aparece entre nuvens em todas as regiões de Santa Catarina.

Neve em 2020

O último registro de neve em Santa Catarina ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto, quando 11 municípios informaram o fenômeno. Na época, ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer, a menor delas foi registrada no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, onde os termômetros marcaram - 8,6ºC. Desde então, Santa Catarina registra temperaturas baixas ao amanhecer e geadas.