Odonto Top 728X90

Itapiranga tem uma das Associações de Apicultores mais antigas de SC

APITA conta com 38 associados e produziu cerca de 80 toneladas de mel no último ano

Por Redação Onda Positiva em 30/06/2021 às 15:06:30

Jurandir Düngersleber, secretário da APITA, participou do "Espaço Entrevista" da Onda Positiva FM. (Foto: Marcos Herbert/Rádio Onda Positiva FM)

A APITA (Associação dos Apicultores de Itapiranga) é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina e conta atualmente com 38 associados. Ela foi fundada em 1979 e de lá para cá foram vários desafios com as mudanças em procedimentos e na forma de trabalho com as abelhas.

O secretário da Associação, Jurandir Düngersleber, destacou em entrevista à Rádio Onda Positiva nesta quarta-feira, 30, que novos associados são integrados com frequência ao quadro e se observa o crescimento das atividades de meliponicultura, com a criação de abelhas sem ferrão.

Ao integrarem a Associação, os apicultores recebem orientações e dicas para obterem sucesso com a atividade e na elaboração de planos econômicos. Segundo Jurandir, no último ano foram produzidas cerca de 80 toneladas de mel, que abasteceram o mercado brasileiro e também foram destinadas para exportação, trazendo bons resultados financeiros e alta lucratividade aos apicultores.

O mel produzido em Santa Catarina conquistou por vários anos consecutivos o reconhecimento de melhor mel do mundo, o que tem aberto novos mercados e incentivado as atividades do setor.

Atualmente a APITA conta com uma casa habilitada pela Vigilância Sanitária, onde é fortalecida a marca da Associação, com envase especial do produto destinado para os munícipios da região. Os apicultores contam também com treinamentos e assessoria técnica através de parcerias com a Prefeitura, Epagri e SENAR.

Düngersleber destaca que no inverno as abelhas precisam de cuidados especiais com alimentação e manejo, diminuindo muito a produção nessa época. Na saída do inverno, é preciso fazer o estímulo da abelha rainha para que o enxame fique ativo e haja aumento de postura, com melhor aproveitamento da florada da uva-japonesa entre os meses de outubro e novembro.

Outro fator que demanda atenção é com o uso de defensivos agrícolas. Segundo Jurandir, a apicultura e a agricultura precisam trabalhar em harmonia para evitar danos nas colmeias, pois as abelhas são importantes para a polinização de culturas agrícolas, aumentando inclusive a produtividade no campo. A Associação segue crescendo e está aberta para ingresso de novos sócios.

CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA (disponível também no Spotify)


Fonte: Rádio Onda Positiva FM

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A