Em vantagem, Grêmio recebe a LDU para o jogo de volta da Sul-Americana

Tricolor joga por empate para avançar às quartas de final

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

A confiança está sendo retomada de forma gradativa. Luiz Felipe Scolari encontrou um grupo do Grêmio abatido, combalido pelos maus resultados no Campeonato Brasileiro. Em três jogos, o cenário já é outro. O time não tomou gols, venceu dois jogos consecutivos e nesta terça-feira pode conquistar sua primeira classificação desde a chegada do novo treinador. O Tricolor recebe a LDU, às 19h 15m desta terça-feira, 20, na Arena, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Como venceu na ida por 1 a 0, o Grêmio joga por um empate para avançar.

O desempenho ainda não pode ser considerado satisfatório. A produção ofensiva é algo que Felipão terá de ajustar nas próximas partidas. Mas, diante da situação vexatória que o clube atravessava, vencer era primordial, independentemente das atuações. E isso o treinador conseguiu em pouco tempo de trabalho. A solidez defensiva melhorou significativamente. E o Grêmio precisará de um sistema de marcação forte para segurar a LDU, que terá de marcar gol na Arena se quiser almejar a classificação na Sul-Americana.

"Desde 2016 o Grêmio jogava de uma forma, com a posse de bola, fazendo os adversários correr atrás do Grêmio. Foram cinco anos assim. O Felipão está implantando um novo estilo, até porque mudam os jogadores, as características do elenco. Mas os atletas são inteligentes e estão se adaptando muito bem", comenta o meia-atacante Alisson. Por vezes contestado pela torcida, o jogador tem recebido rasgados elogios de Felipão por sua aplicação tática.

Scolari tem procurado mexer pouco nas peças. A repetição do time que derrotou o Fluminense no sábado, na primeira vitória no Brasileirão, é uma tendência para a partida de hoje. Vanderson colocou o experiente Rafinha no banco de reservas e Fernando Henrique tomou conta da primeira função do meio-campo.

"É um jogo duríssimo, a LDU é uma equipe de muita qualidade, precisamos valorizar o que fizemos em Quito. Vamos tentar colocar em prática o que o Felipão vem pedindo nos treinos", destaca Alisson. Se repetir aquilo que fez nos três primeiro jogos com Felipão – não sofreu gols – o Grêmio se classifica para as quartas de final.

A LDU também jogou no final de semana pelo Campeonato Equatoriano e venceu por 1 a 0 o Técnico Universitario. O técnico Pablo Marini deve manter a base do primeiro da escalação do primeiro jogo, mas ao menos uma mudança é certa. O atacante Billy Arce se envolveu em um acidente de carro e passou por cirurgia no braço direito. O tempo de recuperação é estimado em três meses e, com isso, Muñoz deve começar como titular.