Odonto Top 728X90

SC monitora dois casos suspeitos de coronavírus após confirmação da doença no Brasil

Secretaria de Estado da Saúde informou que "acompanha de perto a evolução do coronavírus". Quatro casos suspeitos já foram descartados.

Por Rádio Onda Positiva em 26/02/2020 às 17:08:31

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Santa Catarina tem dois casos suspeitos de coronavírus, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) na manhã desta quarta-feira (26).

Os pacientes estão sendo monitorados e a expectativa é que até a próxima semana seja divulgado o resultado dos exames, conforme a assessoria de imprensa da pasta. Outros quatro casos que eram suspeitos já foram descartados. O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta o primeiro caso da doença no país.

A SES não detalhou de quais cidades catarinenses são os casos suspeitos nem informações sobre os pacientes, mas confirmou que os quatro casos descartados são da Grande Florianópolis, Rio do Sul e Brusque.

Segundo a Prefeitura de São Bento do Sul, dois casos foram enviados para análise do Governo do Estado. Um deles seria de um homem sem sintomas, mas que esteve na Itália, país que enfrenta surto de Covid-19, a doença causada pelo vírus, com 12 mortes confirmadas. A catarinense Ana Paula Parizzoto, natural de Concórdia, estuda em Bérgamo e diz que há pânico e temor na região.

"O Governo do Estado acompanha de perto a evolução do novo coronavírus, chamado oficialmente de SARS-COV-2. Um site criado pela SES fornece informações destinadas ao público em geral e para os profissionais da rede estadual. Os números constam na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde, responsável por compilar os dados no país.", informou a Secretaria em nota.

O caso confirmado da doença no Brasil é de um homem de 61 anos, que mora em São Paulo (SP), e que fez viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro. A contraprova do Instituto Adolfo Lutz confirmou a infecção. Ao todo, há 20 casos em investigação, segundo o Ministério da Saúde.

A China registrou, nesta quarta, 78.190 casos de Covid-19, com 2.718 mortes. A cidade chinesa de Wuhan é considerada o epicentro da enfermidade.


Fonte: G1 / SC

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A