Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PRAZO

MEIs que devem impostos precisam acertar as contas até dia 31

4,4 milhões de MEIs do Brasil estão inadimplentes com impostos


Foto: Divulgação

O Brasil tem 4,4 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) com dívidas de impostos, informa a Receita Federal. Esse é um dos segmentos mais afetados pela pandemia e soma dívida da ordem de R$ 5,5 bilhões. Para continuar com empresa ativa no Simples nacional, com CNPJ e direitos previdenciários, esses MEIs precisam regularizar a situação até o dia 31 deste mês.

Muitas dessas empresas podem esperar o refinanciamento de longo prazo proposto no programa Relp, um projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC) que ainda precisa ser aprovado pela Câmara. Outra opção é emitir documento pelo site do Simples e quitar a prazo.

O Sebrae nacional diz que está tentando postergar essa data limite para encerramento de contas, esse prazo, mas a Receita ainda não concordou. Quem pode ajudar esse segmento a fazer a regularização de débitos é o próprio Sebrae ou escritórios de contabilidade.

Mas a solução mais fácil pode ser mesmo fazer tudo pelas alternativas digitais oferecidas no site do Simples Nacional. O empreendedor pode emitir um documento de arrecadação (DAS) e definir em quantas parcelas pretende pagar o débito. Para evitar esquecimento, a sugestão do Sebrae é colocar em débito automático. O aplicativo MEI para celular oferece essa alternativa.

DC

MEI Microempreendedor Individual Tributos Prazo Dívidas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!