Odonto Top 728X90

Crimes de estelionato cresceram 85% na pandemia em Santa Catarina

Principais golpes são a clonagem, anúncios fraudulentos e leilões falsos

Por Redação Onda Positiva em 23/08/2021 às 14:25:37

Foto: Pixabay/Divulgação

Com a pandemia e a maior dependência do mundo virtual, os estelionatos se agravaram em Santa Catarina. O número de casos cresceu 85,3% em 2020, se comparado ao ano anterior segundo a SSP/SC (Secretaria de Segurança Pública).

Entre janeiro e julho de 2021 a taxa de estelionatos já é 59% maior que a registrada no mesmo período do ano anterior – ou seja, a previsão é de que o ano termine com recorde de casos. Considerando apenas este ano, a Grande Florianópolis é a região com a maior concentração de estelionatos. Foram 842,5 golpes a cada 100 mil habitantes.

O Vale do Itajaí está em segundo lugar no ranking das regiões com a maior concentração do crime, caracterizado pela obtenção de vantagens ilícitas ao enganar alguém e causar prejuízo a esta pessoa. Foram 589,3 casos a cada 100 mil habitantes, distribuídos nos 54 municípios da região.

Em seguida estão as regiões do Norte (465,7), Sul (420,3) e Planalto Serrano (335,8). O Oeste é a região com a menor concentração de estelionatos registrados em 2021, com 315,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Crimes mais comuns

Por conta disso, o governo do Estado lançou a campanha "Desconfie sempre, não caia em golpes". A iniciativa vem acompanhada de uma cartilha produzida pela Polícia Civil que informa sobre os principais estelionatos registrados no Estado.

O ranking dos tipos de crimes é liderado pela clonagem (17,39% de todos os casos), quando os criminosos utilizam uma imagem da vítima, geralmente retirada das redes sociais, e se passam por ela com uma conta falsa. Este perfil é então utilizado para pedir dinheiro aos familiares e amigos.

O anúncio fraudulento de veículos é o segundo crime de estelionato mais registrado em Santa Catarina, com cerca de 13,27% dos casos. Sites falsos de leilão de veículos, atrelados a também falsas "imagens oficiais" do Detran e do Tribunal Justiça, são característicos deste crime.

A duplicação das contas de Whatsapp (12,13%), o anúncio de objetos (11,13%) e a renegociação de dívidas (8,99%) também estão entre os golpes mais comuns em Santa Catarina. A Polícia Civil lista 17 crimes de estelionato e explica as formas de se proteger do crime. Confira neste link.

Informação é fundamental

Segundo a SSP, os criminosos trabalham principalmente entre segunda e quinta-feira – de todos os crimes registrados de janeiros a julho de 2021, 72% dos crimes ocorreram nestes quatro dias. Cerca de 17% dos crimes ocorreram na sexta-feira. No fim de semana, sábado (7%) e domingo (4%), os estelionatos dão uma "descansada".

Os dados são analisados pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina. Segundo pesquisa da DINI (Diretoria de Inteligência e Estatística), 97% deles não teriam ocorrido se a vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes.

Fonte: ND+

Comunicar erro
Lassberg

Comentários

Pneu A