Odonto Top 728X90

Aumento de ocorrências de incêndio na região deixa Bombeiros em alerta

Foram pelo menos 44 ocorrências atendidas desde a última sexta-feira, 20.

Por Redação Onda Positiva em 23/08/2021 às 18:37:15

Foto: Bombeiros/Divulgação

O 12Âș Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, responsĂĄvel pelo atendimento das ocorrĂȘncias na região Extremo Oeste catarinense, atendeu cerca de 44 ocorrĂȘncias de incĂȘndio desde a sexta-feira, 20, até o Ășltimo domingo, 23. A maior parte das ocorrĂȘncias foram de incĂȘndio em vegetação.

Conforme nota divulgada pela corporação, a região estĂĄ saindo de um perĂ­odo de geadas onde a mata ficou muito seca. Aliado a isso, o ar seco alinhado se alinha com as altas temperaturas, o que acaba favorecendo o surgimento desse tipo de ocorrĂȘncia, que além de destruir a vegetação e causar a morte de muitos animais, pode causar sérios prejuĂ­zos financeiros e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas.

Sabendo que prevenir é sempre a melhor opção, confira algumas dicas para prevenir os incĂȘndios em vegetação:

  • Nunca jogue bitucas de cigarro nas rodovias ou em locais inapropriados, pois além de poluir o meio ambiente podem causar grandes incĂȘndios.
  • Evite fazer queimadas em lavouras, sem autorização do órgão ambiental. E, se permitido, não faça próximo a redes elétricas, nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes.
  • Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças.
  • Optar, sempre que possĂ­vel, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por mĂĄquinas e plantio direto.

Vale ressaltar que combater um incĂȘndio florestal não é tarefa fĂĄcil, exige treinamento e equipamentos de segurança. Nestes casos é muito importante acionar o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone de emergĂȘncia 193.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Comunicar erro
Lassberg

ComentĂĄrios

Pneu A